Boletim Unicap

Católica promove a 14ª Jornada do Laboratório de Psicopathologia Fundamental e Psicanálise

A 14ª Jornada do Laboratório de Psicopathologia Fundamental e Psicanálise da Universidade Católica de Pernambuco foi realizada nesta quinta-feira (8), às 9h. no anfiteatro do bloco G4. O evento foi organizado pela coordenadora de Pesquisa da Unicap, Profª Drª Edilene Queiroz.

A Universidade Católida de Pernambuco tem estreitado sua relação com a Universidade Católica de Angers, na França, a partir dessas jornadas, que vêm sendo realizadas há 14 anos. As duas instituições estão organizando um colóquio, que acontecerá em agosto de 2013 no Recife e, em 2014, em Angers. A 14ª jornada está debatendo uma prévia do tema que será abordado no colóquio: “Usos sociais da perversão”.

O tema foi discutido ao vivo, por meio de uma videoconferência com Patrick Martin-Mattera (UCO-Angers), que falou sobre “Le genre de la perversion. Sexuation et perversion”, e com Alexandre Levy (UCO-Angers), que abordou o “Processus pervers et modernité du lien social: remarques préliminaires”.

Posteriormente, ocorreu uma mesa-redonda sobre o tema com Ivo Andrade Lima Filho (UFPE), que falou  sobre “A clínica da perversão no território”; Sergio Sezino Douets (UNICAP), que abordou a “Perversão e religião: observações sobre o campo religioso brasileiro”; e Edilene Queiroz (UNICAP), que discorreu sobre “A realidade mutante e a perversão”.

Na parte da tarde, ocorreu um debate sobre perversões na obra de Nelson Rodrigues, com Alexandre Figueiroa (UNICAP) e Antônio Ricardo Rodrigues (CPPL) e, depois, houve lançamento dos livros “A produção discursiva na psicose”, de Ivo Andrade Lima Filho, e “A clínica de adoção”, de  Edilene Queiroz e Consuêlo Passos.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário