Curso de Jogos Digitais promove concurso de games

O concurso premiará os melhores games desenvolvidos para o Playbook da Blackberry. A entrega dos games finalizados deverá acontecer até o dia 10 de novembro através da loja de aplicativos BlackBerry App World para que a avaliação e premiação aconteçam por ocasião do evento Unigames 2012, promovido pelo curso de Jogos Digitais nos dias 21, 22 e 23 de novembro.

No site da App da BlackBerry tem todas as informações sobre as linguagens que você pode desenvolver sua proposta como instruções para a publicação. O melhor que você não para nada para desenvolver para a plataforma.

O concurso é uma parceria entre a Unicap e a empresa i2 Mobile.

Público

O concurso será voltado exclusivamente para estudantes de graduação e nível médio, matriculados no corrente semestre. Podem participar equipes/projetos de qualquer cidade ou instituição de ensino, mas custos de transporte, envio etc são de responsabilidade do participante. O concurso acontecerá no Recife.

As inscrições deverão listar todos os participantes da equipe e escolher uma pessoa como representante. A instituição de ensino “da equipe” será a do representante da equipe.

Podem ser inscritos jogos de qualquer gênero. As equipes devem ter no máximo 05 membros.

Participação

O jogo deverá ser publicado até o dia 10 de novembro de 2012 na loja de aplicativos Blackberry App World e deve ser funcional no tablet Playbook, da Blackberry.

Categorias e premiações

• Prêmio de melhor jogo:
    Certificado dado pela Unicap e i2 para todos os membros da equipe
    01 tablet Playbook da Blackberry
    01 smartphone BlackBerry 9900
  • Prêmio de melhor arte:
    Kit BlackBerry
    01 kit Vivo
  • Prêmio de melhor performance:
    Kit BlackBerry
    01 kit Vivo
  • Prêmio de melhor impacto social:
    Livro
    Minicurso na i2
  • Menção honrosa: melhor jogo entre as equipes do curso de Jogos Digitais e Ciências da Computação da Unicap:
    Livro

Seleção dos vencedores
Os vencedores serão escolhidos por uma comissão julgadora.

Para o prêmio de melhor jogo e menção honrosa, será orientada à comissão a lista de critérios abaixo. Os pesos de cada item ficam a critério de cada membro da comissão.

• Criatividade — A ideia é nova? A relação entre mecânica e roupagem é inventiva? Criatividade diz respeito não apenas ao novo, mas a formas novas de abordar o clássico e contemporâneo.
  • Jogabilidade — Mecânica bem estruturada, calibragem.
  • Arte — os gráficos são bem feitos/bem finalizados ou consistentes com uma proposta estética (ex: os gráficos podem ser extremamente simples em pixel art, mas de alta qualidade)
  • Usabilidade  — Está claro o que o usuário deve fazer? Ele é bem instruído? Os comandos são intuitivos?
  • Diversão — Um dos critérios mais afetivos, você se divertiu com o jogo? Foi uma experiência positiva e/ou impactante?
  • Complexidade — Diz respeito à ambição do projeto. Se o projeto não ficou tão bem finalizado, mas ele almejou realizar muito acima dos outros, existe este critério de “dificuldade” que aumenta a nota.
  • Estabilidade do aplicativo — Ausência de bugs, performance boa, boa resposta ao input do usuário.

Prêmio de melhor arte

• Critério descrito acima.

Prêmio de melhor performance

• Critérios estabilidade e jogabilidade descritos acima.

Prêmio de melhor impacto social

• Qual o jogo que gera o melhor impacto na sociedade, seja por exercício de cidadania, ênfase em direitos humanos, promover sustentabilidade, ou outros.

A comissão julgadora será formada por:

um representante do apoiador principal (Blackberry)
um representante do segundo apoiador (Vivo)
um representante do corpo docente do curso de Jogos Digitais da Unicap
um representante da i2 Mobile Solutions
um examinador externo

Regras gerais
Esta promoção é realizada pela i2 Mobile Solutions e UNICAP e não foi endorsada ou aprovada pela RIM ou uma de suas subsidiárias ou afiliadas, bem como demais apoiadores. Ao participar, você concorda em procurar apenas pela i2 Mobile Solutions e UNICAP para realizar quaisquer reclamações em relação ao edital, e nunca para a RIM ou uma de suas subsidiárias ou afiliadas, bem como demais apoiadores. Veja regras do Edital para participação.

Observações finais
Os esclarecimentos e casos não cobertos no edital cabem à i2 Mobile Solutions e Unicap.