Conheça os projetos aprovados no programa Fasa Cultural

Everaldo, Daisy, Anderson, Maressa e Itamar

A Fundação Antônio dos Santos Abranches (Fasa) divulgou os grupos culturais selecionados pelo programa Fasa Cultural. Cada um dos grupos irá receber  quatro parcelas de R$ 500,00 para executar os projetos. As ações contemplam capoeira, musical infantil, literatura, teatro e biodança.

Capoeira, história e musicalidade vai apoiar seis grupos das cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Camaragibe e São Lourenço da Mata. O objetivo é estimular apresentações, debates e oficinas sobre capoeira no campus da Unicap. “A nossa intenção é proporcionar uma formação histórica, política e social dos praticantes da capoeira”, diz Anderson Rodrigues, 24 anos, aluno do 9º período do curso de História da Unicap, que está à frente do projeto juntamente com a colega de turma Maressa Rebeca, também de 24 anos.

Quem também estava feliz com seleção era Everaldo Manoel da Silva, 28 anos, do 8º período de Fisioterapia. Pelo segundo ano seguido, o  musical infantil O Circo, dirigido por ele, foi aprovado pela Fasa Cultural. “Vamos trazer novidades para o espetáculo. São mudanças nas canções, personagens e novos números”, explica. O Circo tem público na faixa etária de 3 a 15 anos e trará apresentações na Páscoa, São João e Natal. O primeiro show está marcado para comemorar o Dia das Crianças. Além das crianças atendidas na Clínica Corpore Sano, haverá apresentações no teatro do bloco B direcionadas a creches, centros comunitários e de reabilitação.

Outro grupo que teve a bolsa renovada foi o Teatro Novo de Novo, liderado pelo aluno do 8º período do curso de História, Rodrigo Mendonça Nascimento, 22 anos. “Vamos montar três peças com textos de comédia e de tragédia para contar ao público episódios da história”, explica. O colega de turma dele, Felipe Alves Ferreira, 23 anos, está a frente de outro grupo:  De Itabuna a Exu: Ô Luiz, respeita Jorge Amado.

Rodrigo e Felipe

Trata-se de uma homenagem aos centenários de nascimento do Rei do Baião e do escritor baiano. “Vamos encenar texto deles e de nossa própria autoria sobre a obra dos homenageados. A ideia é pegar o público de surpresa no hall do bloco A com as cenas e convidá-lo ao teatro do bloco B para acompanhar a mistura da musicalidade de Gonzaga com a literatura de Jorge Amado”.

Os amantes da literatura inglesa não podem perder as intervenções do grupo Leia-se:  Shakespeare. O clássico Um sonho de verão terá leitura dramática interpretada pelo grupo artístico Coletivo Nó, que fará a abertura e encerramento do projeto. “Teremos ainda exposições de textos de Shakespeare em bunners e uma exposição itinerante pelo campus”, conta Itamar Souza Lima Junior, 28 anos, aluno do 4º período do curso de Psicologia responsável pelo grupo. Ele explica ainda que as ações contarão com a participação do professor de artes cênicas Paulo Michelotto (UFPE) e do diretor e produtor cultural Elias Moret.

A turma da terceira idade terá espaço garantido no grupo Biodança, liderado pela aluna do 8º período do curso de Fisioterapia, Daisy Holanda de Souza, 22 anos. “Auxiliaremos o Fórum Sobre Questões do Envelhecimento e o público da geriatria da Clínica Corpore Sano com as oficinas. Cada participante passará por uma avaliação criteriosa antes de fazer os exercícios”.