Ex-aluna de Psicologia da Católica participa do projeto “Inclusão e Reabilitação na Gravidez Adolescente”

A ex-aluna do curso de Psicologia e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco, Renata Lopes Arcoverde, está atuando como pesquisadora voluntária do Instituto de Neuropsicologia Aplicada (INAP), que tem como missão promover assistência neuropsicológica avaliativa e reabilitacional através de atendimentos clínicos e projetos sociais, buscando também desenvolvimento científico em neurociências, com cursos, supervisões e eventos na área.

Atualmente, o INAP está desenvolvendo, em parceria com a Embaixada da Finlândia, o projeto “Inclusão e Reabilitação na Gravidez Adolescente”. A gravidez na adolescência é um fenômeno universal e, aqui no Brasil, é um problema de saúde pública que vem aumentando o número de gravidezes e diminuindo a idade das adolescentes grávidas. A gestação precoce traz sérias implicações biológicas, familiares, psicológicas e econômicas, além das jurídico-sociais.

Quando o tema passa a ser da gravidez adolescente com deficiência mental, o preconceito e a exclusão social são intensificados e geram polêmicas. Para intervir diretamente nessa questão, o projeto “Inclusão e Reabilitação na Gravidez Adolescente” tem como objetivos: desenvolver ações de conscientização e de apoiopsicológico de caráter inclusivo a adolescentes
grávidas com deficiência mental; informar adolescentes e cuidadoras/familiares sobre seus direitos, bem como sobre gestação, parto e puerpério; favorecer o desenvolvimento de habilidades
pessoais e fortalecimento da autoestima das adolescentes;e orientar no controle da natalidade.

Podem participar do projeto adolescentes grávidas com deficiência mental de 10 a 21 anos até o quinto mês de gestação, residentes em comunidades de baixa renda da
Região Metropolitana do Recife. As interessados devem entrar em contato com o Instituto de Neuropsicologia Aplicada, localizado na Rua da Amizade, 54, Graças. Mais informações pelo fone: 3221.8480; no www.inap.org.br ou pelo email inap@cphd.com.br