Reitor da Unicap é o novo presidente da Fiuc

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, é o novo presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (Fiuc). Ele foi eleito durante a 24ª Assembleia Geral da entidade, realizada de 23 a 27 de julho, no campus São Bernardo do Centro Universitário da FEI, em São Paulo. Padre Pedro é o primeiro brasileiro a assumir o cargo. O mandato terá duração de três anos.

Na ocasião, também foram eleitos como vice-presidentes a professora Thérèse Lebrun, da Universidade Católica de Lille (França); professor Michael Calmano, da Universidade de Nanzan (Japão); e o Padre Jean-Bosco Matand, da Faculdade Católica de Kinshasa (República Democrática do Congo).

A Fiuc elegeu, ainda, os membros da administração da entidade nos cinco continentes: pela África foi eleito o Padre Jean-Bosco Matand (Faculdade Católica de Kinshasa, República Democrática do Congo); pela América do Norte, o Dr. Chantal Beauvais (Universidade Saint Paul, Canadá), Ronald Gallagher (Colégio Saint Mary’s da Califórnia, Estados Unidos) e o professor Jorge Iván Velez Arocho (Pontifícia Universidade Católica de Porto Rico); pela América Latina, Dr. Manuel Corrales Pascual (Pontifícia Universidade Católica o Equador), Dr. Clemente Juliatto (Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil) e Dr. Pedro Pablo Rosso (Pontifícia Universidade Católica do Chile); pela Ásia, o professor Michael Calmano (Universidade de Nanzan, Japão), Padre Thomas Chathamparampil, (Universidade Cristã, Índia) e Padre José Ramon T. Villarin (Universidade de Manila, Filipinas); pelo Oriente Médio, o professor Antoine Hokayem (Universidade Saint-Joseph de Beirute, Líbano); pela Europe, o Dr. Borys Gudziak (Universidade Católica Ucraniana, Ucrânia), o professor Marceliano Arranz Rodrigo (Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha) e o Prof. Thérèse Lebrun (Universidade Católica de Lille, França).

Os professores Juan Carlos Torre Puente  (Pontifícia Universidade de Comillas, Espanha) e João Vila-Chã (Pontificia Universidade Gregoriana, Itália) serão responsáveis pelos grupos setoriais; e a professora María Eugenia Guerrero Useda (Universidade Católica da Colômbia) será a responsável pela área de pesquisa.

Durante o evento também foi escolhida a sede da 25ª Assembleia Geral da Fiuc. Será em Melbourne, no campus da Universidade Católica da Austrália.

Sobre a Fiuc

A Federação Internacional das Universidades Católicas é uma instituição que tem por finalidade contribuir para o progresso do saber e para a elaboração de um mundo mais justo e mais humano, à luz da fé cristã. Foi fundada em 1924 por iniciativa da Universidade Católica do Sagrado Coração (Milão, Itália) e da Universidade Católica de Nimega (Nimega, Holanda). Foi estabelecida por decreto da Santa Sé em 1948 e reconhecida pelo Papa Pio XII em 1949. Um momento decisivo na história da Federação veio em 1967, quando a Fiuc foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), tornando-se uma Organização Não-Governamental Associada com status consultivo.

Atualmente, a Federação Internacional das Universidades Católicas é composta por 206 instituições católicas de ensino superior, sendo 14 na África, 31 na América do Norte, 69 na América Latina, 45 na Ásia e 47 na Europa. A sede da entidade fica em Paris, na França.

Sobre o novo presidente da Fiuc

Padre Pedro Rubens é Mestre e Doutor em Teologia pelo Centre Sèvres, Facultés Jésuites de Paris. Fez sua graduação em Filosofia na FAJE, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Belo Horizonte (1985-1987) e revalidou na Universidade Católica de Pernambuco (1989). De 2002-2005, foi professor de Teologia Fundamental na FAJE, participando igualmente do programa de pós-graduação, mestrado e doutorado. Desde 2006, é Reitor da Universidade Católica de Pernambuco e professor de teologia, na equipe do Mestrado em Ciências da Religião. Tem formação e experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: discernimento teológico, fé cristã e religiosidade popular, teologia contextual latino-americana, método teológico, hermenêutica filosófica e teológica.