Católica recebe a I Opera Studio do Recife

Foto:Carolina Nogueira

A Universidade Católica de Pernambuco está recebendo, desde o último dia 16, as atividades da primeira edição do Opera Studio do Recife. As aulas de técnicas avançadas para cantores de ópera seguem até o dia 3 de agosto. O curso é de graça e o projeto tem o incentivo do Funcultura com apoio da Unicap. O processo seletivo eve 43 inscritos. Especilistas participaram de audições ao vivo e escutaram gravações para avaliar os candidatos.

Doutor em Canto e Ópera Macelo Ferreira

Conhecimento médio e avançado em ópera, técnica vocal, interpretação textual e dramática foram alguns dos critérios da seleção. O curso é ministrado pelo pernambucano Marcelo Ferreira, doutorando em Canto e Ópera pela Escola de Música da Universidade Indiana (EUA), juntamente com os professores Frieda Gebert, Dra. pela Universidade do Texas, e Márcio Rodrigues.

O conteúdo do curso conta com conteúdo teórico e prático do gênero musical que surgiu no início do século XVII, na Itália, trazendo aos palcos a tragédia dramática encenada pela música clássica. “Como conheço bem a realidade na cidade e foco em ópera, quis trazer o que não se ensina aqui, a deficiência nessa área da música. Há falta de trabalho de interpretação dramática e lingüística na música em Recife”, explicou Marcelo.

Além do primordial para um cantor de ópera ser a voz privilegiada, é necessário o grito controlado e educado para manter uma apresentação de quatro horas, a técnica de palco, lingüística e muito preparo físico. Todos os itens praticados e reforçados através de aulas diárias de teoria e prática. “Nós estamos tendo a oportunidade de trabalhar algo para o palco, a interpretação e a música de uma forma que nunca vimos no Recife. Está sendo maravilhosa essa oportunidade”, declara Gleyce Melo, participante do curso.

A profissão na ópera exige um conhecimento vasto quanto à música e dominância de línguas, pois unido ao coro e a orquestra, o músico necessita ter uma voz nítida, compreensível para todo o público. Assim como para seguir na área é necessário se deslocar muito, principalmente para a fora da país, onde se tem mais oportunidade. No Brasil, os únicos destinos são o Rio Grande do Sul, São Paulo, Manaus e, atualmente, Brasília e Salvador.