FEI vai sediar encontro internacio​nal de universida​des católicas

Com informações da Assessoria de Comunicação da FEI

Como formar os estudantes que irão ingressar no mercado de trabalho amanhã? Que valores possuem estes jovens? Fazer deles profissionais com uma visão integral e humanista da sociedade é o maior desafio que se coloca às instituições de ensino superior. Estes e muitos outros assuntos fundamentais para a Educação nos dias atuais serão debatidos pela 24ª Assembleia Geral da FIUC (Federação Internacional das Universidades Católicas) , no Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), em São Bernardo, entre 23 e 27 de julho. O tema central do encontro será “Ensinar e Aprender na Universidade Católica – Educar e Formar”.

O encontro da FIUC, a mais antiga e maior associação de universidades católicas do mundo, é realizado a cada três anos em diferentes localidades – a última edição ocorreu em novembro de 2009, em Roma, Itália.

Em todo planeta, existem 1.358 entidades católicas dedicadas ao ensino superior, de acordo com o Vaticano. No Brasil, são 152 instituições católicas de ensino superior filiadas à ANEC (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil), sendo 17 universidades das quais 10 são Pontifícias Universidades Católicas, 15 Centros Universitários e cerca de 120 faculdades, presentes em 123 municípios. Juntas ofertam 2.541 cursos de graduação, com aproximadamente 1 milhão de vagas.

Reconhecida pela Unesco (Organização das Nações Unidas), no âmbito da educação, ciência e cultura, e pelo papa Pio XII, a FIUC tem associadas 205 universidades e instituições de ensino superior das mais diferentes regiões do mundo, que enviarão reitores e educadores para participar do encontro sediado pela FEI.

Durante o encontro, serão realizados debates, palestras, mesas-redondas e workshops sobre temas relevantes ao ensino superior. Entre os convidados estão o cardeal Zenon Grocholewski, chefe da CCE (Congregation for Catholic Education); professor doutor Anthony Cernera, presidente da FIUC; Britt-Mari Barth, professora emérita no Instituto Superior de Pedagogia do Instituto Católico de Paris; o padre Theodoro Peters, S.J, presidente do Centro Universitário da FEI; além do reitor da FEI, professor doutor Fábio do Prado, e de representantes dos governos estadual e municipal.

O encontro é destinado a gestores de universidades católicas. As inscrições estarão abertas até 23 de julho pelo portal da FEI – http://www.fei.edu.br/fiuc/ – onde o internauta encontra também a programação completa.