Programa Teologando tem participação de jesuíta francês

Foto: Carolina Nogueira

O jesuíta francês Alain Thomasset foi o entrevistado do mês de junho do Programa Teologando, que faz parte do projeto Bíblia, Comunicação e Arte, idealizado pelo curso de Teologia e pelo

Jesuíta Alain Thomasset

Mestrado em Ciências da Religião da Católica. O programa de entrevista mensal, produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Católica de Pernambuco, é veiculado no site www.unicap.br.

O Teologando do mês de junho, apresentado por Luca Pacheco, mestre em Ciências da Religião e produtor de audiovisual da Universidade, contou também com a participação do professor do curso de Filosofia da Unicap Nilo Ribeiro. O tema do programa foi sobre a hermenêutica bíblica, que pretende estudar os princípios da interpretação da Bíblia enquanto uma colecção de livros sagrados e divinamente inspirados. A hermenêutica bíblica abrange a relação dialética que visa substancializar os significados dos textos bíblicos para aproximar o mesmo da realidade fáctica, na qual se vislumbra o esclarecimento por meio da Bíblia.

A linha de pesquisa de Alain Thomasset é sobre Paul Ricoeur, conhecido por fundamentar a corrente de que é possível a Teologia e a Filosofia estabelecerem um diálogo. Thomasset aprofunda seus argumentos: “Para Ricouer, toda Filosofia parte de uma fonte,  de uma origem. Não parte do nada. E a Bíblia pode ser considerada uma fonte de origem. Ela nunca nos disse o que devemos ou não fazer na vida, mas influencia a nossa maneira de agir, de pensar, de ser”.

Thomasset explicou que está viajando pela Universidades Jesuítas da América Latina e disse que já conhecia o atual Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens quando o mesmo fazia seu Doutorado na Faculdade Jesuíta de Paris.