Coordenador do Instituto Oceanário de Pernambuco faz conferência na I COMEIASS

O geólogo marinho, psicólogo ambiental, professor do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco e diretor científico do Instituto Oceanário de Pernambuco, Luiz Lira, proferiu conferência na tarde de quarta-feira (6) na Universidade Católica de Pernambuco, durante a I Conferência de Meio Ambiente e Sociedades Sustentáveis (COMEIASS), promovida pelo Instituto Humanitas Unicap. Ele falou sobre “A Teoria Gaia e os princípios da natureza: o caso do litoral de Pernambuco”.

Durante a palestra, o professor Luiz Lira fez uma explanação sobre a Teoria Gaia, proposta pelo cientista inglês James Lovelock em 1969, que afirma que a Vida e a Terra evoluem juntas, excluindo o paradigma da visão científica convencional, onde reina o “apartheid” entre os vários campos das disciplinas ambientais. Lovelock tinha a visão do planeta Terra como um organismo vivo, autorregulável e perecível.

O palestrante também apresentou os sete princípios da natureza: Princípio do Mentalismo; Princípio de Correspondência; Princípio de Vibração; Princípio de Polaridade; Princípio de Ritmo; Princípio de Causa e Efeito; e Princípio de Gênero. E explicou um pouco sobre cada um deles.

O Princípio do Mentalismo fundamenta a ideia de que o universo é mental, ou seja, que o que nós percebemos como realidade não representa a coisa em si, mas a imagem que fazemos dela. O Princípio da Correspondência conduz à unificação, por sua natureza associativa e convergente. O Princípio da Vibração mostra que nada existe que não seja vibração. Podemos não perceber, mas nada está parado, tudo aquilo que vibra está em movimento. O Princípio da Polaridade é o princípio que produz a diferenciação. Sendo assim, está diretamente relacionado com a fragmentação. Tem uma natureza dispersiva, separatista, dissociativa. O Princípio do Ritmo é inerente à criação. Não existe nada que não tenha um ritmo, ou que não sofra a influência dos inúmeros ritmos existentes no universo. O Princípio da Causa e Efeito está baseada na teoria mais aceita pela ciência, a de que o universo surgiu do Big-bang. Sendo assim, existiria uma ordem, uma lei, em que “cada mundo ou nível é sempre a causa do seguinte e, por sua vez, é efeito do anterior. Por fim, em obediência ao Princípio de Gênero, o processo cíclico da vida só pode ser fechado com o gênero e polaridade oposto ao inicial.

Toda essa introdução foi para explicar a situação atual do litoral pernambucano, que sofre com a poluição, com a ocupação desordenada e com a degradação ambiental, que provocam o desequilíbrio ecológico.