Boletim Unicap

Exposol 2012 oferece oficinas e palestras no segundo dia

O segundo dia da Exposol Recife 2012, exposição de solidariedade, sustentabilidade e cidadania, aconteceu na quinta-feira (31) em salas de aula do bloco B e no hall do bloco G. Durante a segunda noite do evento, oficinas e palestras foram ministradas por diversos convidados, entre eles Eromildes Barbosa, do N.A.C. E. (Núcleo Agroecológico Curupira de Ecodesenvolvimento), os professores da UFPE José Bento Rosa da Silva e Maria José Santos, a Comissão Pernambucana do Grito dos Excluídos e a Pastoral dos Catadores da Mata Norte de Pernambuco.

Na sessão de encerramento do evento, Euclides Mance e Michel Zaidan, professor de ciência política da UFPE, abordaram o tema “A solidariedade, a sustentabilidade e cidadania no ambiente do capitalismo global do século XXI”. Na palestra, que aconteceu no auditório G1 da Universidade, Zaidan falou como a crise econômica mundial, ao invés de aproximar as pessoas e fazê-las expandir seus direitos de cidadãos, cria uma distância ainda maior entre a população, e faz com que “anulemos” tais direitos. Criticando os serviços públicos — saúde, educação, saneamento e transporte público —, disse que há dinheiro para investir em novos estádios e na reforma de estádios velhos para a Copa 2014, mas que não há dinheiro para melhorar a educação. “Há algo de errado”, disse. “Temos que conjugar as prioridades: natureza e vida humana”, encerrou.

Logo em seguida, o filósofo Euclides André Mance estimulou o exercício à liberdade. Parafraseando o filósofo e educador Paulo Freire, disse: “Ninguém pensa sozinho. Ninguém se liberta sozinho e um não pode libertar o outro. E não há liberdade sem conhecimento. Liberdade é algo que tem que ser conquistado em conjunto.”

print
Compartilhe:

Deixe um comentário