Quarto dia do Católica In é dedicado aos cursos do Centro de Ciências e Tecnologia

Foto: Carolina Nogueira
Professor Márcio Bueno tirando as dúvidas dos alunos

Por Bruna Serur e Alexandre Antunes

O quarto e penúltimo dia do Católica In deu aos estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas a oportunidade de conhecer os cursos do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Católica de Pernambuco: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Física, Química, Matemática e Ciência da Computação. Após as boas-vindas dadas pela coordenadora geral de Graduação, Verônica Brayner, os visitantes foram encaminhados para as dinâmicas dos seus respectivos cursos.

Os estudantes que optaram por conhecer o curso de Ciência da Computação foram divididos em duas atividades: uma palestra sobre o mercado da tecnologia da informação no Recife, com dados e gráficos apresentados em slides, aconteceu na sala 102 do bloco G, e uma oficina de programação básica de computadores, comandada pelo professor Márcio Bueno, na sala 103 do mesmo bloco.

A aluna do Colégio Santa Emília, Vanessa Bandeira, de 16 anos, já decidiu para qual curso prestará o Vestibular 2012. Ela foi uma dos jovens que assistiram às apresentações do curso de Ciência da Computação. “Achei o Católica In bem legal. Tem várias coisas interessantes que a gente precisa saber, e aqui eles dão essas informações.”

No sexto andar do bloco D, aconteceram as oficinas dos cursos de Engenharia Química, Ambiental e Licenciatura em Química. Na sala de aula, o coordenador de Engenharia Química, Wagner Eustáquio, falou sobre a importância desses cursos na atualidade, a questão salarial, e as diversas áreas de atuação no mercado de trabalho. “O fundamental foi mostrar como essas profissões são importantes para o planeta e como cada uma deve ser exercida”, defendeu Wagner.

De acordo com estudante do Joenny Maria, do terceiro ano do ensino médio do colégio Adventista, a iniciativa da Católica é muito boa para esclarecer as dúvidas dos estudantes sobre as profissões.  “Com a palestra, fiquei com mais desejo de cursar Engenharia Ambiental”, disse.

Os professores João Antônio, Antônio Cruz e Augusto Otávio foram os responsáveis pelas oficinas e palestras do curso de Física nas salas 504 e 505 do bloco D. Todos eles falaram sobre os diversos assuntos que envolvem a profissão, como Ondas sonoras, Radiação Ionizante e a Indução da força eletromotriz. A estudante Roberta Samico, do terceiro ano do ensino médio do colégio Único, gostou bastante da experiência que teve nas dinâmicas com os professores. “Foi muito legal para mim ter essa vivência com as diversas experiências que tive nessa tarde. E ainda perguntei muitas coisas que queria saber sobre o curso”, disse Roberta.

Os visitantes que escolheram conhecer um pouco mais sobre Engenharia Civil foram encaminhados para os laboratórios do curso, onde os

Apresentação dos novos topógrafos111 e 005 do bloco D.

professores Fernando Botelho, Glauber Costa e Shirley de Oliveira falaram sobre Topografia. E, expondo equipamentos antigos e novos, mostraram a dificuldade que deveria ser enfrentada pelos profissionais de antigamente, que não tinham a tecnologia atual disponível. Na sala 111, o professor José Orlando introduziu aos visitantes os diversos materiais de construção e suas funções.

A estudante de terceiro ano do ensino médio, Romina Rafaela, assim como Vanessa, veio do Colégio Santa Emília e, também como Vanessa, já decidiu qual curso quer fazer. Filha de engenheiro civil, Romina quer seguir os passos do pai. “Painho é engenheiro, então eu já sabia de muita coisa. Mas os professores da Católica são muito bons, os laboratórios são bem legais”, disse.

A palestra realizada pelo curso de Arquiteturae Urbanismo e apresentada pela professora Paula Maciel deu aos estudantes que compareceram ao evento uma ideia sobre a dinâmica do curso dentro da universidade. Com apresentação de slides, maquetes expostas pela sala, a professora estimulou os jovens que sentem que desenhar é um pré-requisito fundamental para a profissão. “Não precisa ser bom, não. Existem aulas de desenho para ajudar quem tem mais dificuldade”, defendeu a professora.

Professora Paula Maciel