Premiação da II Mostra de Arqueologia contempla três escolas com troféu

O Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Pernambuco (IPHAN), Prof. Frederico Farias; a Pró-reitora acadêmica, Aline Grego; o Pró-reitor comunitário, Pe. Lúcio Flávio e a Coordenadora do Laboratório e Museu de Arqueologia, Maria do Carmo Caldas

No último dia de realização da II Mostra de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco, um público carregado de animação se reuniu às 15h no auditório G2. O motivo era a premiação que selecionou os três melhores trabalhos da Mostra. Situados à mesa, estavam a Pró-reitora Acadêmica, Aline Grego; o Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio Cirne; a Coordenadora do Laboratório e Museu de Arqueologia, Maria do Carmo Caldas; e o Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Pernambuco (IPHAN), Prof. Frederico Farias.

“Todos aqui são vitoriosos. E ganharam muito, porque ganharam conhecimento”. Foi assim que a Pró-reitora Acadêmica, Aline Grego, abriu a tarde em meio a sorrisos, gritos e apitos dos alunos das dezesseis escolas participantes. Mais tarde foi a vez de a Coordenadora Maria do Carmo se expressar: “Durante as apresentações, pudemos sentir a vibração e o orgulho dos alunos em defender suas escolas”, afirmou.

Pe. Lúcio Flávio entregou a medalha aos alunos e o troféu à Escola João Cavalcante Petribú

A entrega dos certificados a cada escola ficou a cargo da presidente da Comissão de Honra, Graziela Almeida. Já Padre Lúcio Flávio entregou o troféu à Escola João Cavalcanti Petribú, que ocupou o terceiro lugar da premiação. O segundo lugar ficou com o grupo composto pelas alunas Adriele Ferreira, Paloma Kelly, Talyta Gouveia, Allana Marcela e Evelyn Rayssa, do Colégio da Polícia Militar. O trabalho das 5 estudantes foi orientado pelo Soldado Claudemir Tavares, professor de História na instituição.

“Nós começamos a pesquisar e depois fomos ao Quartel do Derby, que foi nosso patrimônio estudado. Tivemos conhecimento a respeito dos eventos que lá acontecem e vimos como este patrimônio é importante para nossa cidade. A partir daí, conscientizamos as pessoas de nosso Colégio a respeito do que foi possível aprendermos”, explicou Paloma Kelly.

As alunas do Colégio da Polícia Militar ficaram em segundo lugar

A Coordenadora Maria do Carmo entregou o troféu ao Colégio Dom, que, com o tema “As pontes do Recife”, conquistou o primeiro lugar. Auxiliadas pela professora de Artes, Maria Carolina Leite, as estudantes Laís Diniz, Maria Alice Lima, Valentina Parizi, Ester Chaves e Samara Martins fizeram uma maquete, que foi apresentada no dia 16 de maio no Salão Receptivo da Unicap. “Primeiro, nos reunimos em um passeio de barco pelo Rio Capibaribe. Depois, pesquisamos bastante sobre as pontes, e, por último, fizemos a maquete que nos deu esse prêmio”, explicou o grupo feminino, que transbordava felicidade.

O primeiro lugar foi para as meninas do Colégio Dom