Semana de Teologia discute o Concílio Vaticano II

No primeiro dia do evento, o professor Claudio Vianney conduziu oficina sobre o Concílio de Jerusalém

Pautada pelos 50 anos do Concílio Vaticano II, a Semana de Teologia 2012 da Universidade Católica de Pernambuco trouxe ao público minicursos, oficinas e sessões durante os dias 9, 10 e 11 de maio. O evento foi coordenado por uma equipe composta por alunos e professores, sob a coordenação do professor Cláudio Vianney, coordenador do curso de Teologia. “O tema e as possibilidades de palestrantes foram pensados em conjunto. A partir daí, tentamos buscar meios para concretizar essa ideia, e pudemos contar com a ajuda de comissões como a de divulgação, secretaria, infra-estrutura e organização”, explicou Thiago Santos, aluno do 3º período de Teologia.

No primeiro dia do evento, o auditório G2 reuniu, das 14h às 15h40, um público interessado em desvendar o “Segredo dos ritos, ritualidade e sacramentalidade”, junto à professora Ione Buyst. “A participação espiritual é condicionada ao ‘fazer’, ‘saber’ e ‘saborear’ a liturgia”, sintetizou a palestrante.

O estudante de Teologia Vinícius Madeira ponderou: “O minicurso foi muito importante, porque a professora Ione abordou o assunto de uma forma que envolveu não só os estudantes de Teologia, mas também todas as pessoas que queria participar. Em uma linguagem facilmente compreendida por todos, a palestrante discutiu a respeito da celebração da palavra, sobretudo acerca da celebração do batismo”.

Às 16h, os professores do curso de Teologia da Unicap ocuparam as salas 204, 205, 206, 207 e 208 do bloco G para conduzir as oficinas. O Padre Jacques Trudel, mas  conhecido como Padre Jaime, compartilhou conhecimentos na oficina “Sacrossanctum Concilium 50 anos”. A temática “Vaticano II: secularização e ecumenismo” foi abordada pelo professor Luiz Alencar Libório. Já o professor Luiz Moura ficou encarregado de levar ao público a oficina “Ministérios nas Igrejas: do Vaticano II aos nossos dias”.

A professora Ione Buyst trouxe ao público o minicurso "Segredo dos ritos, ritualidade e sacramentalidade" nos dois primeiros dias

Arthur Peregrino, professor da casa, refletiu junto aos presentes sobre “O Vaticano II e as transformações culturais na América Latina a partir da inculturação do Evangelho”. E, por fim, as oficinas “Concílio de Jerusalém em Atos, cap. 15” e “O olhar de Dom Helder sobre o Concílio: uma abordagem a partir de seus escritos — cartas conciliares”  ficaram a cargo dos professores Claudio Vianney e João Luiz Correia Júnior, respectivamente.

Durante o segundo dia da Semana de Teologia 2012, aconteceu novamente no auditório G2 o minicurso “Segredo dos ritos, ritualidade e sacramentalidade”. Às 16h, foi a vez da Seção de Comunicações, que reuniu nas salas 204 e 205 do bloco G um público que conferiu apresentações dos alunos George José, Vanderlei Albino, Marcelo Marques, Karoline da Silva, Adriana Barata, Rosiêne Vieira, Antônio José, João de Sousa e Fabíola Rosa.

Para fechar a semana, o auditório G2 congregou às 14h os interessados na oficina “Músicas da Igreja nos caminhos do pós-concílio”, conduzida pelos músicos Zé Vicente, Eriberto e Edi. “Eu não vim fazer palestra. Eu vim para cantar com vocês”, afirmou Vicente. E foi nesse clima que o público compartilhou sugestões do que gostaria de ouvir ao longo da tarde. Cumprindo o que propôs, o músico contemplou em seu repertório canções como “Baião das Comunidades”, “Eu quero ver” e “Maria de Nazaré”, solicitadas pelos presentes.

Zé Vicente registrou as recomendações do público e surpreendeu com as canções solicitadas

Às 16h, o Café Teológico “O Concílio e o diálogo ecumênico e inter-religioso” fechou a programação. O desfecho da Semana ficou a cargo dos professores Frei Tito e Gilbraz Aragão.