Unicap vai receber projeto Cinema pela Verdade de 16 a 18 de maio

A Universidade Católica de Pernambuco vai ser uma das 81 instituições de ensino superior do país a receber o “Projeto Cinema pela Verdade”, um evento realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM) em parceria com o Ministério da Justiça, via Comissão de Anistia.

O projeto é um minifestival de cinema sobre o período da ditadura militar no Brasil e suas consequências, e acontecerá nos meses de maio e junho de 2012. Em Pernambuco, as universidades escolhidas para as exibições foram a UFPE e a Unicap. O período de projeção das películas na Católica vai de 16 a 18 de maio, sempre sendo realizado na sala 510, do bloco A. Nos dois primeiros dias, as exibições acontecem das 18h30 às 20h20. No último dia, vão acontecer no horário das 16h40 às 18h20.

Vão ser exibidos documentários que abordem este período da história do Brasil. Será promovido ainda um debate com os acadêmicos, pesquisadores, pessoas de movimentos sociais e culturais do Estado, além das participações especiais dos próprios diretores ou equipe de produção dos filmes exibidos.Estão na lista de filmes a serem exibidos, títulos como – “Cidadão Boilsen”; “Condor”; Hércules 56”; “Marighella”; “Diário de uma Busca” e “Uma longa Viagem”.

De acordo com a coordenação do Cinema Pela Verdade, esse tipo de trabalho é uma aposta na utilização de material audiovisual como um excelente instrumento de resgate desta memória para, a partir dos debates, criarem espaço para a troca de conhecimento entre debatedores e estudantes.

Outras informações: