Reitor prestigia solenidade que concedeu ao governador Eduardo Campos o título de Doutor Honoris Causa da UFRPE

Por Carolina Oliveira

A convite do Reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Valmar Corrêa de Andrade, o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens,  participou da solenidade de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos. O evento aconteceu na tarde do último dia 27, no salão nobre da UFRPE.

Responsável pela concessão do título — que reconhece a contribuição de Eduardo Campos enquanto ministro da Ciência e Tecnologia entre os anos de 2003 e 2005 — a professora Helena Simões Duarte abriu a série de discursos proferidos ao longo da solenidade. O termo indagativo, proposto por Valmar Corrêa de Andrade, foi aceito pelo governador, que recebeu da professora Maria de Mascena o capelo e a tradicional indumentária europeia, vestes talares.

“Nos últimos anos, o Brasil soube transformar dinheiro em pesquisa, e agora transforma pesquisa em qualidade de vida para muitos seres humanos. Experiências vividas por grandes nações devem ser repetidas pelos brasileiros: valorizar o conhecimento como bem estratégico para construir um país equilibrado socialmente”, defendeu o governador.

Durante o discurso, Eduardo agradeceu a presença de todos, sobretudo os que compunham a mesa: o vice-governador, João Lyra Neto; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa; o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra; o prefeito do Recife, João da Costa; a pró-reitora e reitora eleita da UFRPE, Maria José Sena; o acadêmico Eudes Souza Leão Pinto; o reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens; o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro; o reitor da Universidade de Pernambuco, Carlos Calado; o presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Fernando Freire, e as professoras Helena Simões e Maria de Mascena Diniz Maia.

Em seguida, o governador registrou: “Jamais pensei em fazer uma escolha entre um doutorado e uma carreira pública. Fiz o caminho da política, mas aprendi com o mestre Miguel Arraes”. Ao ouvir as palavras do governador de Pernambuco, Padre Pedro Rubens destacou: “A importância desse título é dupla: para a universidade — pela participação no meio universitário, através da ciência e da tecnologia — e para o governador, pelo reconhecimento à sua biografia”.

O reitor da Católica ainda complementou: “É relevante resgatar essa biografia, que tem caráter político e acadêmico. Como o governador falou, ele renunciou a um doutorado para poder abraçar a via política. Então, hoje, esse título simboliza um reconhecimento da academia ao doutoramento que ele teve pela prática política na sociedade. É um título honorífico da academia, mas que é uma titulação de doutorado — não ao que ele renunciou, mas ao — que ele fez pela via da ação política”.

Junto com o discurso do reitor da UFRPE, veio a execução do hino de Pernambuco, que marcou os momentos finais da solenidade.