Aluna da Licenciatura em Física apresenta trabalho no 3º Congresso Nordestino de Extensão Universitária

Rafaela de Santana Silva apresenta seu projeto sobre Física Elétrica no 3º Congresso Nordestino de Extensão Universitária

Por Carolina Oliveira

A aluna Rafaela de Santana Silva Santos, do 5º período da Licenciatura em Física, teve trabalho aprovado no 3º Congresso Nordestino de Extensão Universitária (CNEU). Por meio de sua pesquisa sobre Física Elétrica Instrumental, a estudante alcançou a aprovação e, no dia 31 de março, viajou com destino ao Campus da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia. Durante os dias 1º, 2 e 3 de abril, Rafaela teve a oportunidade de entrar em contato com estudantes de diversas cidades do Nordeste.

“Quando recebi a notícia da aprovação, pensei em quão importante seria o fato de ter sido autora de um trabalho que seria apresentado em um congresso dessa dimensão. Mas quando toda a euforia passou, consegui  perceber três coisas. Percebi, primeiramente, o quanto sou grata aos meus coautores, o Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Campos, do curso de Física da Unicap, e Carla Cristina de Lira, aluna de Engenharia Florestal da UFRPE. Eles me ajudaram bastante a compor o artigo. Depois, pude enxergar o quanto o curso de Física ainda pode se desenvolver país afora, pois tive a oportunidade de conversar com alguns dos responsáveis pelo evento, e soube que foi muito escasso o envio de trabalhos dos alunos da Licenciatura em Física. Por fim, tive a grande satisfação de participar ativamente do Projeto Da Vinci — Fundação Bernardo Campos/Unicap — que deu origem ao artigo”, afirmou a estudante.

“Confiante em relação ao futuro, Rafaela finalizou: “Sinto-me mais motivada a continuar na Licenciatura em Física, e também como instrutora voluntária do projeto”.