Equipe brasileira vence o Desafio Sebrae Internacional 2011

Foto: Dilvulgação

Angélica Zenith – enviada especial*

RIO – Depois de quase um ano de muita estratégia, espírito de equipe e empreendedorismo, a equipe “Run To Win” do Brasil – formada por cinco estudantes do Rio Grande do Norte – venceu o “Desafio Sebrae Internacional 2011”. O evento, que é promovido há dez anos pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), tem o objetivo de despertar o lado empreendedor dos universitários através de um jogo virtual. A cerimônia de premiação foi realizada na última quarta-feira (21), no Palácio Guanabara, sede do Governo do Rio de Janeiro.

Os cinco campeões, que são estudantes de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, localizada em Mossoró (RN), tiveram que gerenciar uma “Fábrica de Bicicletas”. Isaías Lima, Antônio Neto, Bruno Oliveira, Caio Santos e Victor Dantas ganharam, além de uma viagem para conhecer um centro de empreendedorismo na Espanha,  um curso de inovação do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), que é parceiro do evento.

“A experiência vivenciada durante todo o jogo é o melhor prêmio”. A afirmação foi de Isaías, 24, que foi escolhido para discursar durante a solenidade representando a equipe campeã. O estudante comentou ainda sobre o trabalho em equipe e as decisões que precisam ser tomadas durante o jogo. “A gente aprende muito com o convívio em grupo, com as escolhas imediatas que precisamos fazer. Estou muito feliz com a vitória”, disse emocionado. Assista aqui a entrevista com Isaías

Antes de anunciar os vencedores da noite, o diretor presidente do Sebrae, Luiz Barreto, fez questão de destacar a importância do jogo na vida acadêmica dos universitários. “Os jogadores de hoje, serão os empreendedores de amanhã. Todos os estudantes que estão aqui já são vencedores. Essa é uma experiência de vida muito importante para vocês”, reiterou.

A equipe da Argentina (La BC Industrial) ficou em segundo lugar na competição, que foi realizada no Hotel Golden Tulip Regente, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. Participaram do jogo também equipes da Colômbia (Induis), Equador (God’s Warriors), Panamá (Duff), Paraguai (Newer) e Peru (Business Man).

Desafio Sebrae 2012

Diretor do Sebrae

O lançamento do “Desafio Sebrae 2012” foi embalado ao som de 27 sotaques diferentes. A empresa reuniu, entre os dias 20 e 21, no hotel Golden Tulip Regente, em Copacabana no Rio de Janeiro, estudantes de jornalismo de vários estados do Brasil. Além de participarem de uma coletiva de imprensa com o diretor presidente do Sebrae, Luiz Barreto, com o diretor-técnico, Carlos Alberto dos Santos e com o Coordenador Técnico da Coppe/UFRJ, Maurício Guedes, os universitários tiveram a chance de conhecer na prática o jogo que busca desenvolver o empreendedorismo.

Uma das grandes novidades desta edição é a premiação para os três primeiros lugares, além da possibilidade de as equipes serem formadas por no mínimo duas pessoas – o máximo permanece cinco estudantes, como nos anos anteriores – A disputa poderá ser também totalmente online. O novo aplicativo do jogo pode ser usado em tablets e smartphones de sistemas operacionais das tecnologias Android e Apple.

O “game empreendedor” começa em maio e terá cinco fases, duas presenciais e três virtuais. Cada equipe que se inscrever tem direito de escolher um professor orientador para auxiliar o grupo. Esse ano o tema da disputa vai ser “Polpas, sucos e frutas tropicais”. O Desafio será simular a administração das diversas etapas de um negócio, da produção das frutas até a venda de produtos. Para se inscrever é preciso entrar no site oficial do Desafio Sebrae (www.desafio.sebrae.com.br), entre os dias  11 de abril e 18 de maio, e pagar a taxa de R$ 50,00 por grupo.

Durante a coletiva, foi anunciada também a versão presencial e virtual para os professores. Na primeira etapa, os profissionais terão um dia para conhecer o funcionamento da competição. Já a versão virtual estará disponível no site do jogo durante o período de inscrição dos estudantes. Agora, qualquer docente poderá experimentar a proposta do Sebrae. O objetivo é que os profissionais tenham mais informações sobre o game para orientar os seus alunos durante a competição.

*Angélica Zenith é aluna de Jornalismo da Católica e estagiária da Assessoria de Comunicação da Unicap. Ela viajou para o Rio de Janeiro a convite do Sebrae/PE