Alunos de Gestão em Turismo elaboram sugestão de projeto de lei

Os alunos do curso superior tecnológico de Gestão em Turismo da Católica estão em fase final da elaboração de um Projeto de Lei que pode transformar o turismo no Centro do Recife. Eles propõem a circulação de linhas de ônibus específicas que passem por pontos históricos da cidade. A ideia será apresentada ao prefeito João da Costa. “Ele pode encaminhar a sugestão à Câmara ou simplesmente elaborar um Decreto, o que seria até mais rápido para implantar”, explica a professora Mirza Porto, que ministra a disciplina de Direito em Turismo e é a orientadora do projeto.

Segundo a proposta, os ônibus operariam em sistema circular, parando em 14 pontos já pesquisados pelos alunos. Os locais foram escolhidos levando em consideração a importância cultural, religiosa e econômica de cada um deles. O trajeto tem 42 km e os coletivos contariam com a presença de guias especializados. O projeto prevê paradas no Marco Zero, Forte do Brum, Teatro de Santa Isabel, Rua da Aurora, Santuário de Fátima, Pátio de Santa Cruz, Igreja das Fronteiras, Casa da Cultura, Forte das Cinco Pontas, Shopping Rio Mar, Mercado de São José, Pátio de São Pedro, Igreja e Ordem Terceira do Carmo, Madre de Deus, Paço Alfândega e Capela Dourada.

Sistemas semelhantes já existem em grandes capitais do mundo como Paris, Nova York, Londres e Buenos Aires. “A Prefeitura de Colônia do Sacramento, uma cidade pequena do Uruguai, mantém um serviço assim. Por que Recife também não pode?”, questiona a professora Mirza. Ela explica ainda que o Projeto de Lei prevê tíquetes válidos durante todo o dia, mas o valor da passagem ainda não foi calculado. Além disso, as paradas seriam sinalizadas com mapas dos itinerários. O grupo de pesquisa é formado por 14 estudantes do curso de Gestão em Turismo e um do curso de Direito da Católica.