Porto Digital recebe visita de alunos do curso de Jogos Digitais e Ciência da Computação da Católica

A palestrante Joana Cavalcanti esclareceu as principais questões sobre o mercado de trabalho

Por Carolina Oliveira

A disciplina Inteligência Artificial, ministrada pelo professor e ex-aluno da Católica Eduardo Oliveira, trouxe aos alunos do 5º período do curso de Jogos Digitais e a alunos do curso de Ciência da Computação uma grande oportunidade de expandir os horizontes. É que, na tarde de quinta-feira (8), o Núcleo de Gestão do Porto Digital recebeu a visita dos alunos para a palestra da gerente de projetos, Joana Cavalcanti. A experiência contribuiu para o esclarecimento de ideias sobre o mundo tecnológico extra-classe.

Objetivos, áreas de atuação, reconhecimentos e produções técnicas publicadas. Estes foram os principais pontos abordados pela palestrante sobre o funcionamento do Porto Digital. O encontro confirmou o sucesso do efetivo trabalho desenvolvido pelo parque tecnológico pernambucano: no ano passado, foi decidido que Recife seria sede para dois grandes eventos que vão ocorrer em 2013 — o Seminário Nacional da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e a Conferência Mundial da Iasp (Associação Internacional de Parques Tecnológicos).

Considerado pela Business Week como um dos dez locais do mundo onde o futuro está sendo criado, o Porto Digital oferece, ainda, a Incubadora C.A.I.S do Porto. Trata-se de uma iniciativa que carrega 13 projetos, dos quais 12 tornaram-se empresas: “É uma grande proporção. Esse dado traduz fielmente o sucesso dos projetos da Incubadora. Ademais, segundo estimativas, 34% dos games do Brasil são provenientes do Porto Digital, fator que explica o reconhecimento dado ao estado de Pernambuco”, defende Joana.

As oportunidades também podem chegar para alunos da Unicap. Perseu Bastos, estudante do curso, adiantou as expectativas para o projeto do qual faz parte junto aos colegas: “A Playfull Games, composta também por Rogério Araújo e Lucas Alencar, surgiu na segunda metade de 2011 e explora a área de aplicações e jogos. Veio percorrendo algumas parcerias na área de aplicativos web, e agora vai participar do edital do Porto Digital, um projeto inovador, na área de saúde ou educação.”

O professor Eduardo Oliveira ressaltou: “O Porto Digital tem uma visão melhor do que é o mercado para Jogos Digitais. Eu acho importante trazer os alunos pra cá porque, a partir do momento em que há proximidade com as empresas, os alunos recebem uma grande orientação e mais motivação dentro da sala de aula. É uma junção da teoria com a prática. Esse é o objetivo principal: disseminar o conhecimento e trazê-lo para a sala de aula, pra que os alunos busquem melhorar o rendimento dentro do curso”.