Alunos de Ciências Contábeis visitam Suape

Fotos: Rafael Sabóia

A teoria é importante, mas a prática é fundamental. É seguindo essa premissa que alguns professores da Universidade Católica de Pernambuco aproveitam suas aulas para propor algo diferente e dinâmico a seus alunos. Exemplo disso é o que faz o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Josiel Barbosa, que uma vez por ano leva os seus alunos para conhecer as instalações do Complexo Industrial Portuário de Suape. A visita deste ano aconteceu na manhã da última sexta-feira (2) e contou com a presença de alunos de vários períodos, em especial os do 1º.

De acordo com o coordenador, a aula prática serve para mostrar aos alunos a importância de Suape para Pernambuco e as perspectivas profissionais oferecidas na região para os novos profissionais na área de contabilidade. “Participando de experiências como essas, você pode perceber, na prática, aquilo que muitas vezes não se pode aprender em sala de aula. O lado prático de toda e qualquer profissão é essencial na vida de todo profissional”, comenta Vanessa Santana, aluna do 7º período.

Na chegada, os futuros contabilistas foram recepcionados no Centro Administrativo de Suape pelo coordenador de novos negócios, Washington Dantas, que mostrou a eles uma pequena maquete que mostra todas as instalações do Complexo de Suape. Em seguida, o coordenador ministrou uma palestra para os universitários, na qual apresentou todo o funcionamento de Suape. Durante a exposição, foram apresentados dados estatísticos sobre o desenvolvimento industrial do complexo; mapa de Suape em 1635; foi explicado o porquê dos ataques de tubarão serem atribuídos ao porto, e também os custos sobre o transporte de mercadorias, através dos navios.

Foram vistas quais os tipos de zonas que correspondem ao porto, tais como Zona Industrial Portuária (ZIP), Industrial (ZI), Central de Serviços (ZCS), de Preservação Ecológica (ZPEC), e de Preservação Cultural (ZPC). E também os setores que compõem o complexo portuário.

Foram mostradas fotos do porto em sua parte interna e externa e apresentada uma tabela com o movimento anual de contêineres que chegam até o porto, entre 2005 e 2011. Os estudantes também ficaram sabendo quais são os principais polos industriais de Suape, com destaque para os setores de construção, alimentos e energia. Durante a palestra também foram citados os trabalhos desenvolvidos dentro de Suape, no Estaleiro Atlântico Sul, Refinaria Abreu e Lima e Petroquímica Suape.

Após uma breve apresentação teórica sobre o que é o Complexo Industrial Portuário de Suape, os alunos foram conhecer de perto tudo o que foi exposto para eles durante a palestra.

Eles puderam ver o centro de treinamento de Suape, onde pode-se contemplar uma bela vista de todo o complexo; o porto, onde chegam os navios com mercadorias de todo o Brasil e do mundo; o famoso navio João Cândido, inaugurado no final do mandato do ex-presidente Lula; as instalações das diversas empresas que possuem suas fábricas no complexo; e o Estaleiro Atlântico Sul.