Unicap participa de homenagem ao Bote Fé Recife na Câmara de Vereadores

Fotos: Rafael Sabóia

A Câmara de Vereadores do Recife realizou, na manhã desta terça-feira (14), solenidade em homenagem aos organizadores e colaboradores do “Bote Fé Recife”, considerado pela Arquidiocese de Olinda e Recife um dos maiores eventos religiosos já realizado no Estado. A celebração de fé, realizada no dia 16 de janeiro, reuniu mais de 50 mil participantes, sendo 10 mil jovens. Os fiéis recepcionaram o ícone de Nossa Senhora e a cruz peregrina, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que em 2013 vai acontecer na cidade do Rio de Janeiro. A homenagem foi de autoria do vereador Josenildo Sinésio (PT).

Estiveram presentes na sessão solene jovens missionários, autoridades religiosas e políticas. A Universidade Católica de Pernambuco, responsável pela gravação do comercial de divulgação do Bote Fé Recife, também marcou presença na cerimônia, através do Reitor do Santuário de Fátima e coordenador da Pastoral da Unicap, Padre Antônio Motta, que representou o Reitor da Universidade, Padre Pedro Rubens, que não pôde comparecer por estar participando de um colóquio em Paris, na França.

Compondo a mesa organizadora estavam o vereador Josenildo Sinésio (PT); o coordenador da Arquidiocese de Olinda e Recife, Josenildo Tavares, que representou o arcebispo dom Fernando Saburido; o Padre Gimerson Silva, coordenador da juventude da Arquidiocese; Irmão Kleber, coordenador do Bote Fé Recife; a ex-deputada Terezinha Nunes; e o vereador Eduardo Marques (PTB), que presidiu a solenidade, representando o presidente da Câmara, o vereador Jurandir Liberal (PT).

Em uma das partes de seu discurso, o vereador Josenildo Sinésio (PT) parafraseou o que certa vez disse o papa Luís XIX sobre a participação dos jovens dentro da Igreja. Disse ele: “Façam com que a Igreja tenha o rosto de vocês”.  Sinésio também comentou a respeito da falta de confiança que se tem nos políticos brasileiros e especialmente sobre o papel dos jovens dentro da política, que ainda, segundo o vereador, não é satisfatória. “A política nunca será renovada se os jovens não participarem ativamente dela”, enfatizou. Ainda em sua participação, o vereador entregou uma placa ao Padre Josenildo Tavares em forma de agradecimento à Arquidiocese pelo empenho em ter feito do Bote Fé um verdadeiro sucesso.

Ressaltando a participação massiva juvenil no Bote Fé Recife, o Padre Gimerson Silva, coordenador da Juventude da Arquidiocese, comentou que o objetivo do evento foi cumprido e que os jovens estão evangelizando os jovens. Entoando um couro com a plateia repleta de jovens voluntários que ajudaram na realização da festa cristã, o padre disse: “A Igreja é viva, a Igreja é jovem”.

Em sua participação, Irmão Kleber, coordenador do Bote Fé Recife, agradeceu a todos que contribuíram para o êxito da celebração religiosa e também falou do progresso na evangelização dos jovens, bandeira cativa do Bote Fé Recife. Kleber ainda aproveitou o momento de festa para entregar a comenda “Amigo Bote Fé” em sinal de agradecimento aos colaboradores do evento.

Antes de terminar sua participação, em ritmo de carnaval, Irmão Kleber pediu que todos os jovens cantassem a canção “Multidão de Missionários”, uma versão da música “Último regresso”, de Getúlio Cavalcanti. Cuja letra diz: Falam que a juventude está tão sem Deus, sem ter por onde ir. Mas meu canto eu faço ecoar e a toda gente faço ouvir. Bote fé que essa massa está unindo forças pra seguir. Não deixe não que a solidão ponha em teu peito a dor de não cantar. Um jovem a mais é um sonho que se faz venha Deus quero te encontrar. É lindo ver o dia amanhecer com multidões de missionários mil. Dizendo bem que o Recife tem o Bote Fé melhor do meu Brasil”.

Foram contemplados com a comenda o vereador Josenildo Sinésio(PT), a ex-deputada estadual Terezinha Nunes, o coordenador da juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife, Padre Gimerson Silva, e o reitor do Santuário de Fátima, Padre Antônio Motta, que também recebeu a comenda em nome do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens. “A Católica se sente cumpridora de sua missão ao colaborar com a Arquidiocese em expandir as dimensões religiosas cristã, que possibilitem o jovem se sociabilizar em torno da nossa igreja”, comentou.