Alunos do CCT colam grau

Foto: Angélica Zenith

A manhã desta quinta-feira (26) foi marcada pela cerimônia de Colação de Grau das turmas do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Católica de Pernambuco, realizada no auditório G1 da instituição. Ao todo, colaram grau 112 alunos, sendo 24 do curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo; 34 do Bacharelado em Ciência da Computação; nove de Engenharia Ambiental; 25 de Engenharia Civil; dez de Engenharia Química; três de Licenciatura em Física; dois de Licenciatura em Matemática e cinco da Licenciatura em Química.

Compondo a mesa, estavam,o Reitor, Padre Pedro Rubens; a diretora do CCT, professora Arminda Saconi, que também está respondendo pela coordenação do curso de Engenharia Ambiental; a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Andréa Câmara; o coordenador do curso de Licenciatura em Física, professor João Antonio Filho; o professor Silvio Bandeira, representando a coordenadora do curso de Ciência da Computação; o coordenador dos cursos de Engenharia Química, Licenciatura em Química e de Engenharia Civil em exercício, professor Wagner Vasconcelos; o coordenador do curso de Matemática, professor Vicente Francisco de Sousa Neto; a secretária administrativa do CCT, Josineide Barbosa de Andrade; e o funcionário da Diretoria de Gestão Escolar (DGE), Diego Cabral de Oliveira.

Os alunos e seus pais, antes do início da solenidade oficial de colação de grau, assistiram a um vídeo institucional de boas-vindas. Em seguida, coube ao Reitor da Unicap fazer o discurso de abertura do evento. Padre Pedro declarou que aquele momento poderia ser resumido em três pontos: agradecimento, aposta e convite. Segundo ele, o agradecimento se dá por ser uma época de conclusão de curso e de início de uma vida profissional que se aproxima a partir de agora e também pelo fato de agradecer aos pais por terem investido durante todo o curso na boa formação de seus filhos. O agradecimento, resumiu o Reitor, é um obrigado de forma geral, aos pais, aos professores e à reitoria; a aposta, disse Padre Pedro, é torcer para que, além de bons profissionais, os alunos recém-formados possam seguir o lema da Católica de sempre praticarem o humanismo, ou seja, que coloquem em prática o profissionalismo, sem esquecer do lado humano. “Muitos profissionais são contratados pelo seu currículo e são demitidos por não colocarem em prática o seu lado humano, por não saberem conviver em grupo”, ressaltou Padre Pedro Rubens. Por fim, o convite, segundo o Reitor, é o que ele fez aos alunos, que mesmo estando saindo da Universidade não deixem de ter contato com o lugar que os formou. Que tenham a Unicap como uma segunda casa  e que sempre que puderem retornem para relembrar os momentos que aqui tiveram.

Coube aos alunos laureados de todos os cursos que compõem o Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Unicap fazerem os discursos em nome das turmas, a homenagem aos pais e o juramento dos formandos. A fala em nome dos concluintes foi da formanda Bárbara Danielle Garcia Moraes, do curso de Engenharia Ambiental; a mensagem em homenagem aos pais foi feita por Aline Ferreira da Silva, de Engenharia Química, e coube, por fim, ao concluinte André César Barros, de Engenharia Civil, proferir o juramento, junto a todo corpo discente que colou grau. Os pais também puderam expressar suas visões sobre a formatura de seus filhos. Alguns deles comentaram da emoção de estarem vivenciando o momento de conclusão de um longo período de histórias vividas dentro da Universidade.

O Juramento

“Prometo, no exercício de minha profissão, cumprir fielmente os deveres funcionais e humanos, e tudo fazer quanto o permitam as minhas forças pela prosperidade e grandeza do Brasil”.

Os Laureados

Se concluir um curso já é uma grande vitória, imagine concluir como laureado da turma. Esse mérito coube aos alunos Jakeline Pulquerio Varjão, do curso de Arquitetura e Urbanismo; Jefferson Oliveira Alves de Araújo, de Ciência da Computação; Bárbara Danielle Garcia de Moraes, de Engenharia Ambiental; André César Barros, de Engenharia Civil; Aline Ferreira da Silva, de Engenharia Química; e Mariana Dantas Magalhães Fugíy, de Licenciatura em Química.