Dom Fernando Saburido lança projeto “Bote Fé Recife”
|O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, lançou na manhã da última quinta-feira (15), na Cúria Metropolitana, localizada no bairro das Graças, o projeto “Bote Fé Recife”. Na ocasião, ele concedeu entrevista coletiva à imprensa, acompanhado pelo presidente da Comissão Arquidiocesana e Pastoral para Juventude, Padre Gimersson Silva; pelo Bispo Referencial da Juventude Nordeste 2, Bernadino Marchió; e pelo Coordenador da Pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife, Padre Josenildo.
O evento vai acolher a Cruz Peregrina e o Ícone de Maria, símbolos oficiais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), e será realizado no dia 16 de janeiro de 2012, no Marco Zero, no Bairro do Recife, com a presença de várias atrações musicais locais e nacionais. A celebração vai anteceder a Jornada Mundial da Juventude, que vai acontecer de 23 a 28 de julho de 2012, no Rio de Janeiro. “O ‘Bote Fé Recife’ vai ser uma forma de reunirmos a juventude que evangeliza a própria juventude para que ela possa se sentir motivada a levar a palavra de Jesus Cristo aonde quer que vá”, disse Dom Fernando Saburido. “E também fazer com que se sintam motivados a participarem da JMJ no Rio”, complementou.
O “Bote Fé” é um conjunto de ações que congrega a Igreja, o poder público e a sociedade civil em torno da visita da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, para celebrar a mensagem própria que estes carregam e proporcionar situações propícias para o desenvolvimento da evangelização e do bem comum da juventude em cada realidade.
O ato de fé tem por objetivo celebrar festivamente a acolhida dos símbolos da JMJ proporcionado aos fiéis e à população do território da Arquidiocese de Olinda e Recife, particularmente os jovens, um grande momento de partilha da liturgia, da espiritualidade e dos valores cristãos.
Sobre os Símbolos Peregrinos da JMJ
Em 2003, o então Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria e Mãe de Deus, no Ocidente, Santa Maria Maior.
A Cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, do Jubileu, e Cruz Peregrina. Muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.
A programação
Polo Santuário de Fátima
12h Missa no Santuário de Fátima – Ministério Sacrum Cor
14h30 Caminhada até Madre de Deus – Banda Tribos de Jacó
Santuário de Fátima – Rua do Príncipe (Bote Fé em Cristo) – Rua Princesa Isabel (Bote Fé na Educação) – Rua do Sol (Bote Fé na Juventude) – Avenida Rio Branco (Bote Fé na Vida) – Igreja Madre de Deus
Polo Catedral da Madre de Deus
14h30 Confissões
16h Acolhida e contemplação da Cruz/Ícone
17h30 Caminhada até o Marco Zero
Palco Bote Fé Recife
14h Show Canta PE 1 (Amélia (São Francisco),Viviane (Santa Clara), Reginaldo & Beth, Raiza e Érica (Principe da Fé), Binho Lins, Juninho (Cristomania) e Suzana (Geração Nova)
15h Bote Fé Remix
15h30 Show Dupla DDD
16h O Canto das Írias
16h30 Show Padre João Carlos
17h Show Canta PE (Neto Monteiro, Pádua Junior (Dialétika), Benil, Wênia Trindade (Hallel), Fabiana Paula, Hamilton (Boa Nova)
18h Acolhida da Cruz/Ícone e adoração
19h Show Canta PE (Frei Damião, Padre Bráulio, Cristina Amaral, Dudu do Acordeon, João Santos (Archangellus), Paulo Deérre e Vox Dei)
20h Show Diego Fernandes
20h30 Bote Fé Remix
21h Show Eliana Ribeiro
22h Bote Fé Remix
22h30 Show Anjos de Resgate
23h30 Encerramento