Depoimento de Valter Avellar sobre a Ronda Noturna

O retorno à Ronda

No último dia 3 de novembro estive no grupo de voluntários denominado Ronda Noturna, da Pastoral da Universidade Católica de Pernambuco. Há mais de quatro anos que eu não freqüentava as ruas do Recife para confraternizar com os seus moradores. Em 2007, comecei o Mestrado em Ciências da Religião e, com isto, deixei de participar da entrega de sopa aos necessitados – um trabalho que durante cinco anos desenvolvi ao lado de alunos, funcionários, professores, pais e colaboradores da Ronda.

Esse retorno que me propus e ansiava, trouxe-me de volta sentimentos adormecidos. O reencontro com alguns moradores de rua despertou novamente a compaixão, a alegria e a esperança. O meu entusiasmo foi ainda maior porque alguns se lembraram de mim e me acolheram de forma festiva. Mais do que a sopa e o pão, a atenção que se dá é muito mais preciosa para esses excluídos. O Fabiano, por exemplo, me deu um abraço e um largo sorriso, como houvesse reencontrado um amigo que há muito não via. Ele é um jovem inteligente, que se tiver oportunidade será motivo de muito orgulho para todos nós. Isso me deixou muito feliz!

Ainda me pergunto como pude negligenciar esse trabalho por tanto tempo, ainda mais sabendo que a experiência humanizadora da Ronda Noturna me levou ao curso de pós-graduação em Ciências da Religião. É verdade! O desejo pela docência cresceu a partir do contato com os jovens alunos voluntários da pastoral universitária. Ao perceber que de alguma forma eu transmitia algo positivo aos estudantes pastoralistas da Católica do Recife, amadureci um novo significado de vida: estender para a sala de aula essa sabedoria humanizadora. E o Mestrado em Ciências da Religião da Unicap permitiu que eu iniciasse a jornada de professor.

A vida acadêmica é um campo maravilhoso, no qual entramos em contato com o conhecimento, conforme aprofundamos as pesquisas. Particularmente, as Ciências da Religião nos conectam aos saberes que são ansiados por muitos como a Ética, o Sagrado e a Mística. Podemos frequentar a Academia sem deixar de lado o trabalho social. Vejo agora ser fundamental esse casamento, que se alimenta de forma recíproca. Ao aprofundar temas humanizantes na Academia, fico mais preparado para vivenciá-los no meu dia a dia. Por outro lado, a experiência do voluntariado é fonte inspiradora para desenvolver trabalhos acadêmicos.

Retorno à Ronda Noturna feliz e vibrante, esperançoso que possamos fazer a diferença e termos um mundo melhor, em que todos se confraternizem. Utopia? Talvez sim, mas uma caminhada que nos traz um sentido de vida e alimenta a esperança naqueles que estão à margem da nossa sociedade. Finalizo esse depoimento com o refrão da música que sempre cantamos, numa ciranda fraterna, antes de partimos da Unicap rumo às ruas do Recife: “Por isso vem, entra na Ronda (Noturna) com a gente também, você é muito importante. Vem!”.

Valter Avellar,
Mestre em Ciências da Religião na UNICAP, autor de Internet e espiritualidade
 e coordenador da Especialização para Professores de Ensino Religioso.