Professor do curso de História é premiado pelo Arquivo Nacional

O Prof. Dr. Flávio José Gomes Cabral, do curso de História da Universidade Católica de Pernambuco e do Liceu Nóbrega, acaba de ser premiado pelo Arquivo Nacional. Ele ficou em 2º lugar entre os cerca de 20 candidatos que concorreram ao Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa 2011.

O professor da Unicap concorreu com o trabalho Conversas reservadas: ‘vozes públicas’, conflitos políticos e rebeliões em Pernambuco no tempo da Independência do Brasil, fruto de sua tese de doutorado, defendida em 2008 na Universidade Federal de Pernambuco, onde também fez seu mestrado. Os três primeiros colocados no prêmio terão suas teses publicadas em forma de livro. Contratado pela Católica em 2010, o professor Flávio ministra as disciplinas de História Medieval 1 e 2 e Pré-história do Brasil.

Os envelopes lacrados, contendo a identificação dos autores das cinco melhores monografias concorrentes e seus respectivos títulos foram abertos, no dia 22 de novembro, em sessão pública, no auditório principal do Arquivo Nacional. Foram selecionados em 1º lugar O Estado imperial brasileiro e as revoltas da regência: Estado e Nação nas trajetórias dos militares do Exército imperial brasileiro, de autoria de José Iran Ribeiro, pseudônimo Juca Farroupilha; 2º lugar Conversas reservadas: ‘vozes públicas’, conflitos políticos e rebeliões em Pernambuco no tempo da Independência do Brasil, de autoria de Flavio José Gomes Cabral, pseudônimo Diderot Itajubá; 3º lugar A ilha de Santa Catarina e sua terra firme: estudo sobre o governo de uma capitania subalterna (1738-1807), de autoria de Augusto da Silva, pseudônimo Tadeo Isidoro Cruz; 4º lugar Acre, a pátria dos proscritos, de autoria de Francisco Bento da Silva, pseudônimo O Siberiano; 5º lugar Oficialato e ação política na Corte do Rio de Janeiro (1808-1821), de autoria de Marieta Pinheiro de Carvalho, pseudônimo Safira Sofia.