Boletim Unicap

Discussões sobre fotografia, cinema e stop motion marcam 2º dia de palestras do I Festival Internacional Brasil de Stop Motion

Foto: Marina Maranhão

O segundo dia de atividades na Unicap do I Festival Internacional Brasil de Stop Motion teve como tema Convergências: Fotografia, Cinema, Stop Motion. A mesa-redonda desta quarta-feira (23) contou com a participação de Maurício Nunes, ilustrador, designer e animador 2D e stop motion; Adriana Mota, animadora especialista em stop motion, produtora independente e mestre em animação; e Paulo Cunha, professor do curso de cinema da UFPE e doutor em artes pela Universidade de Paris 1.

As discussões foram abertas pela animadora Adriana Mota, que falou aos presentes sobre como foi feito o processo de elaboração de seu trabalho de mestrado em animação, com foco em Stop Motion, desenvolvido durante o período em que estudou na Universidade da Inglaterra. Mota exibiu um making off, onde mostrava o processo de criação utilizado por ela na produção de seus bonecos que serviriam de personagens para a montagem de suas animações. No vídeo podem-se ver os processos de pré-produção, produção e pós-produção. A animadora também falou das dificuldades de se trabalhar com Stop Motion no Brasil e concluiu sua participação falando dos motivos que a levaram a se interessar por esse tipo de animação.

Após a fala de Adriana, o ilustrador, animador 2D e designer, Maurício Nunes, compartilhou com Adriana e com os participantes das discussões algumas de suas experiências com o trabalho de Stop Motion em animação 2D, sua especialidade, e mostrou como o Stop Motion é utilizado na publicidade. Nunes falou também sobre o seu trabalho realizado no Projeto Cine SESI Cultural, onde ele faz parte de um grupo de professores que dá oficinas de animação e exibe filmes em cidades onde não há acesso a cinema e lembrou que esse projeto, além do estado de Pernambuco, também está presente em Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Mato Grosso. “Quando faço um trabalho, penso que não sou um simples animador, eu me considero um verdadeiro contador de histórias”, disse Maurício Nunes.

Maurício Nunes mostrou também um mapa que aponta como é feito o planejamento de suas animações e encerrou a sua participação exibindo um filme chamado “The Idiot Box”, uma animação de stop motion, criada pelo americano David Daniels, que foi realizado para a emissora da MTV americana, onde o artista mistura animações feitas com massas de modela e pinturas.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário