Boletim Unicap

Católica sedia o I Festival Internacional de Stop Motion do Brasil

A Universidade Católica de Pernambuco está sediando até o dia 27 o Brasil Stop Motion 2011 – I Festival Internacional de Stop Motion do Brasil. Além de mostra competitiva e de filmes convidados de vários países, o festival está promovendo oficinas, master classes e palestras com profissionais e acadêmicos do país e do exterior. O festival tem o patrocínio do Funcultura, do Governo de Pernambuco e apoio da Universidade Católica de Pernambuco e Prefeitura de Olinda.Trata-se de uma oportunidade ímpar para os admiradores do Stop Motion que tem sua história conectada aos primórdios da fotografia e do cinema.

O animador e diretor Walter Tournier (Montevidéu, 1944) é o artista homenageado da primeira edição do Brasil Stop Motion. Na abertura oficial do festival, no dia 22 de novembro, no cinema São Luiz, será exibida uma mostra especial do diretor que falará sobre sua obra em Stop Motion.
Os filmes de Tournier são destinados ao público em geral, especialmente às crianças. Desde 1998, o diretor tem sua própria produtora a Tournier Animación (www.tournieranimation.com) especializada em animação Stop Motion.

O animador e diretor Walter Tournier (Montevidéu, 1944) é o artista homenageado da primeira edição do Brasil Stop Motion. Na abertura oficial do festival, realizada nesta terça-feira (22), no Cinema São Luiz, foi exibida uma mostra especial do diretor, que falou sobre sua obra em Stop Motion. Os filmes de Tournier são destinados ao público em geral, especialmente às crianças. Desde 1998, o diretor tem sua própria produtora a Tournier Animación (www.tournieranimation.com) especializada em animação Stop Motion.

Debates

Programação

Local: Auditório G1 – Bloco G – Unicap
Data: 22 (terça-feira) a 24 (quinta-feira) de novembro de 2011
Horário: 10h às 12 horas

  • As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas 30 minutos antes das apresentações.
  • Serão fornecidos certificados aos presentes nos três dias de debates.

Dia 22/11 – Terça-feira

Palestra: Direção de Arte no Stop Motion: Um experiência na América Latina

Palestrante: Lala Severi
Lala Severi é diretora de arte, artista plástica e ilustradora uruguaia. Desde 1984, trabalha nos filmes em stop motion do diretor Walter Tournier. Também realiza, há mais de dez anos, workshops nessa técnica de animação.
Mediadora: Silvia Macedo
Silvia Cordeiro de Macedo é professora do Curso de Cinema da UFPE, Mestre em Arquitetura pela USP e especialista em Cenografia pelo Espaço J.C. Serroni. Fez em 2004 produção de arte em “Cinema , Aspirina e Urubus”, de Marcelo Gomes. Atuou como diretora de arte de vários curtas e peças de teatro.

Dia 23/11 – Quarta-feira 

Mesa-redonda: Convergências: Fotografia, Cinema, Stop Motion.

Participantes: Maurício Nunes, Adriana Mota e Paulo Carneiro da Cunha Filho
Mauricio Nunes é Ilustrador, designer, animador 2d e stop motion. Formado em Design pela UFPE em 2007, trabalhou como professor de animação 2d, experimental e stop motion na Faculadade AESO Barros Melo (2009/2010). Faz parte da equipe de professores, das oficinas de animação, do projeto CineSESI Cultural, desde 2009.
Adriana Mota é animadora especialista em stop motion, produtora independente e Mestre em Animação pela University of the West of England, Bristol – UWE. Entre outros curtas autorais, realizou “Essa Moça” (2007), vencedor do prêmio de Melhor Animação no Festival Cinema com Farinha de 2008.
Paulo Carneiro da Cunha Filho é professor do Curso de Cinema da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Artes pela Universidade de Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). É também diplomado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, onde estudou as relações entre cinema, técnica e ideologia sob a orientação de Marc Ferro. Faz cinema experimental (sobretudo em HD, Super-8 e 16 milímetros).

Dia 24/11 – Quinta-feira

Mesa-redonda: A produção de Stop Motion em Pernambuco.

Participantes: Marcos Buccini, Ricardo “Bicudo” Marcelino, Fabio Caparica e Diego Mascaro
Marcos Buccini trabalha com animação deste de 2002. Dirigiu “A Árvore do Dinheiro”, “A morte do Rei de Barro”, “Na Corda Bamba” e “Causos e Cantos”, que participaram em mais de 80 festivais e acumularam mais de 20 prêmios. Atualmente é professor de Design da UFPE.
Ricardo “Bicudo” Marcelino é especialista em Animação Digital. Participou, desde 2005, como diretor de fotografia e/ou animador em “A morte do Rei de Barro”, “Na Corda Bamba”, “Causos e Cantos” e “O jumento Santo”. Atualmente é professor dos cursos de fotografia da Unicap, Cinema de animação da AESO e Design Gráfico da Unibratec.
Fabio Caparica é designer formado pela UFPE e trabalha com stop motion e design de interação. Mestrando em Design da Informação, é professor de Ergonomia, Usabilidade, Design de Interfaces em instituições de ensino superior de Pernambuco.
Diego Mascaro trabalha com animação, tanto na área autoral quanto como educador desde 2007. Com interesse especial por stop motion, ministra oficinas para diversos públicos entre os quais jovens surdos e autistas.

Visite o site:
http://www.brasilstopmotion.com.br/Locais:
Mostras: Cinema São Luiz
Oficinas, master classes e mesas-redondas: Universidade Católica de Pernambuco

print

Compartilhe:

Deixe um comentário