Unicap assina convênio com o Instituto Cervantes

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, e o Diretor do Instituto Cervantes, Ignácio Ortega, assinaram na manhã desta sexta-feira (30) o documento que marca a parceria entre as duas instituições. O importante convênio foi firmado no Salão Nobre da Unicap e contou com a presença do assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade, professor Thales Castro; os coordenadores do curso de Letras e Teologia, professora Haidée Camelo e professor Cláudio Vianney; o coordenador acadêmico do Instituto Cervantes, Albert Gineste; o diretor do CCS, Leonel Morais; além de representantes do Fé e Alegria e do Liceu Nóbrega de Artes e Ofício.

Thales Castro iniciou o discurso, dando às boas-vindas aos representantes do Instituto Cervantes, Ignácio e Albert e, afirmou que este será um passo importante para a Universidade. “É com honra e satisfação que a Unicap está firmando essa parceria com o Instituto Cervantes, uma instituição que proporciona aos seus alunos um diploma emitido pelo próprio Ministério de Educação da Espanha. Então, eu diria que, de certa forma, o convênio também está acontecendo entre o governo espanhol e a Universidade. É extremamente importante dar a oportunidade de nossos alunos, funcionários e professores estudarem o espanhol, uma das línguas oficiais das Nações Unidas e é ainda mais extraordinário trazer esse curso para dentro da Unicap, uma universidade que fica localizada no coração da cidade”.

O Reitor da Católica, Padre Pedro, confessou que há mais de três anos tenta estabelecer esse acordo com o Instituto Cervantes, e demonstrou satisfação em realizar seu desejo. O convênio também marca o início de um projeto que o Reitor pretende instituir na Unicap. “Vila das Nações” é um plano que consiste em congregar línguas significativas e mundiais para dentro da universidade. “Essa é uma parceria importante não só para os alunos da Católica, como para universidade de uma maneira geral, proporcionando a todos a possibilidade de falar outras línguas e fazer essa aliança entre o português e o espanhol, línguas que são praticamente irmãs. Assim a gente entra com um bloco dentro desse mundo globalizado.”

Ignácio Ortega, que, coincidentemente já estudou teologia, e também trabalha como professor, selou o encontro e a parceria, com sua língua nativa. “O português sendo tratado como uma língua irmã é, de fato, um instrumento forte para esse mundo globalizado. Nós queremos proporcionar essa parceria, para criar brasileiros que consigam se comunicar em espanhol, dominando a escrita e a fala do espanhol. É por isso e para isso que nossos professores são nativos, a fim de proporcionar um curso com qualidade”, afirmou.

Além disso, Ortega contou que os professores já estão familiarizados com a pedagogia do Instituto que consiste em também formar pessoas solidárias. “Queremos que os brasileiros aprendam o espanhol, para também serem solidários com os países hispano-americanos, que são necessitados. Mas isso também obriga a Espanha a ser igualmente solidária com o Brasil.”

O Instituto Cervantes do Recife foi a nona sede instalada no Brasil. A parceria entre ele e a Unicap trará benefício de 25% para os conveniados à Universidade Católica de Pernambuco e também para a comunidade acadêmica. Um dos projetos de Ortega é de trazer um diretor de cinema espanhol para discutir a “sétima arte” nas perspectivas espanholas e regionais.

Alunos, professores e funcionários interessados em estudar no Instituto Cervantes terão a possibilidade de adquirir o Diploma de Língua Espanhola (DELE). Além disso, podem ter a chance de conseguir quatro bolsas de estudo referentes a um módulo de atividade. Os bolsistas serão escolhidos pela Unicap. “Vamos dar prioridade as alunos mais necessitados. No curso de Letras, por exemplo, muitos dos alunos não teriam chance de pagar pelo curso”, afirmou Padre Pedro.

Mais informações sobre o Instituto Cervantes podem ser obtidas no site da instituição ou através do telefone 3334-0450. As inscrições têm de ser realizadas diretamente na sede do Cervantes, que está localizado na Avenida Agamenon Magalhães, 4535, Derby – Recife. As turmas criadas poderão ter aulas de espanhol no próprio Campus da Unicap.