Católica brilha no Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa

Foto: Divulgação

Com a participação de 704 atletas, representando 94 associações ou clubes de 22 Estados brasileiros, foi realizado no Ginásio de Esportes da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) o maior Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa todos os tempos. Contando com a presença de todos os atletas que representaram o Brasil nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, o evento apresentou um alto índice técnico nos seus seis dias de competição.

A Católica se fez presente através de cinco atletas masculino e dois atletas feminino, além de seu técnico, Paulo Roberto Matos, que também participou do evento, após mais de dez anos afastado das mesas. O resultado foi saldo de uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze. No primeiro evento em disputa, a Católica mostrou sua força conquistando o título brasileiro na categoria lady, com as atletas Iara Borba (ex-aluna de Química) e Taciana Saldanha (ex-aluna de Jornalismo), que derrotaram todos os adversários no caminho, conquistando de forma invicta esta categoria. Vale salientar que os jogos foram em caráter eliminatórios, não dando chance de recuperação a ninguém.

No mesmo dia a equipe veterana, com os atletas Chen Chuan, João Andrade e Paulo Matos (técnico e atleta), conquistou o vice-campeonato, sendo derrotada na final pelo Paraná em jogo dramático por 3 x 2, onde prevaleceu o melhor condicionamento físico dos adversários. Em sua trajetória para chegar à final, a Católica jogou na semifinal com São Paulo, representado pela Prefeitura de Jundiaí, onde teve que se desdobrar para suplantar o adversário pelo placar de 3 x 1, enquanto os paranaenses derrotavam o Ceará por 3 x 1 em jogo de menos desgaste físico.

Nas disputas individuais, Iara Borba conquistou o vice-campeonato na categoria lady, perdendo na final em jogo de quase uma hora de duração por 3 x 2. Chen Chuan no veterano conquistou a medalha de bronze. Nossos atletas ainda ajudaram Pernambuco na conquista de medalhas, no evento de seleções, onde Francisco Cavalcanti (aluno de Direito) e Gustavo Lopes (ex-aluno de Engenharia Civil) obtiveram o vice-campeonato brasileiro de seleções no adulto masculino; a equipe contou ainda com a participação de Rafael Pimentel (Caruaru).

Na avaliação do técnico Paulo Matos, a participação da Católica foi bastante produtiva não só pelas conquistas, mas especialmente pela oportunidade de manter o intercâmbio entre atletas e técnicos, a fim de evoluir cada vez mais. Passada a euforia pela participação destacada, as atenções se voltam agora para as finais dos campeonatos estadual por equipes e individual que ocorrerão até dezembro, e nas quais a Católica já garantiu presença. Os treinos continuam em ritmo mais lento, porém com cabeça voltada em novas vitórias.