Unicap recebe visita de Vice-Reitor da Appalachian State University

Fotos: Marina Maranhão

A Universidade Católica de Pernambuco recebeu, na manhã desta quarta-feira (19), a visita do Prof. Jesse Lutabingwa,Vice-Reitor da Appalachian State University, universidade localizada no estado da Carolina do Norte,nos E.U.A.

À esquerda Prof. Jesse Lutabingwa da Appalachian State University e à direita o Assessor de Relações Internacionais da Unicap, Prof.Dr. Thales Castro

O Vice-reitor norte-americano foi recepcionado pelo Assessor de Relações Internacionais da Unicap, Prof.Dr. Thales Castro.  A visita teve como principal objetivo fortalecer o intercâmbio recém- formado entre a Unicap e a Appalachian State University, para onde a Católica tem enviado alguns de seus alunos do curso de Administração e Jornalismo. O encontro também pretendeu estreitar a relação entre as universidades, promovendo, assim, o aumento no fluxo de alunos que vão até a Carolina do Norte para estudar na instituição e também fazer com que os professores da Católica possam ser incluídos nesse intercâmbio, visto que a grande maioria de docentes da Universidade, após saberem do programa de intercâmbio, demonstraram interesse em participar. Atualmente, os universitários da Unicap Gabriela Marques e Ricardo Baroni, dos cursos de Administração e Jornalismo, estão realizando intercâmbio na universidade norte-americana.

“A vantagem de nosso programa de intercâmbio estudantil é que o aluno enquanto estiver no exterior continua pagando a mesma mensalidade de seu curso aqui na Católica sem precisar pagar nenhuma outra taxa extra por tempo de estudo na universidade norte-americana”, explicou o Assessor de Relações Internacionais da Unicap, professor Thales Castro.“Esse intercâmbio também é a oportunidade para o aluno aprimorar o idioma inglês e obter novos conhecimentos através de novas experiências, que ele poderá vivenciar no dia a dia de estudo na Appalachian State University”, ressalta.

“Quando pensamos em realizar um programa de intercâmbio estudantil universitário, entre universidades brasileiras e a nossa, pensamos a princípio em fazer por todo o Brasil mas, em seguida, optamos por realizar de início esse programa em três estados das regiões Norte e Nordeste do país – Amazonas, Ceará e Pernambuco. Nesses três estados, visitamos várias universidades e resolvemos aderir a apenas quatro. Em Pernambuco, decidimos optar pelas Universidades Católica, Federal e Rural. Nós fizemos uma seleção muito cuidadosa de quais universidades escolher, e a Unicap foi eleita devido a sua trajetória e ao seu método de ensino, que nos chamou a atenção”, comentou Jesse Lutabingwa, em entrevista ao Boletim Unicap.

O Vice-Reitor norte-americano enfatizou, ainda, que a troca de experiência cultural entre estudantes brasileiros e norte-americanos contribui para o desenvolvimento da educação de nível superior, tanto brasileira, quanto americana. Jessé Lutabingwa disse também que irá fazer com que também haja o intercâmbio entre docentes das duas universidades, a fim de haver uma troca de experiência dentro do campo de pesquisa e extensão.

A Visita

Prof. Jesse Lutabingwa, o Pré-Reitor Comunitário da Unicap, Pe. Lúcio Flávio e o Assessor de Relações Internacionais da Unicap,Prof.Dr. Thales Catro

Após ser recepcionado pelo Assessor de Relações Internacionais da Unicap, Prof. Dr. Thales Castro, o Vice-Reitor da Appalachian State University, Prof. Jesse Lutabingwa, pôde fazer um passeio pelo campus universitário da instituição jesuíta, acompanhado pelo assessor de Relações Internacionais da Universidade. Ele conheceu as instalações da Biblioteca Central, viu o jardim e algumas salas e laboratórios da Católica e, em seguida, foi ao encontro do Pró-Reitor Comunitário da Unicap, Padre Lúcio Flávio, que é o responsável pelo programa de intercâmbio estudantil.