Começa a 13ª Jornada de Iniciação Científica da Unicap

Fotos: Marina Maranhão

A 13ª Jornada de Iniciação Científica da Universidade Católica de Pernambuco teve início na manhã desta terça-feira (18) e terá continuidade até sexta-feira (21). O evento faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. As apresentações dos trabalhos tiveram participantes de diversos cursos. O objetivo é incentivar a vocação científica dos estudantes de graduação, desenvolvendo o potencial desses alunos.

Segundo o coordenador do curso de Administração da Católica, Prof. Dr. Adilson Celestino, que participou da avaliação dos trabalhos, elogiou a qualidade dos trabalhos apresentados. “Hoje a apresentação mudou um pouco, está com cara de banca. É como se fosse uma prévia de uma futura apresentação de mestrado e está em um formato mais adequado para uma iniciação científica. Um dos aspectos que a gente observa é a questão do tempo de apresentação. Cada aluno tem 10 minutos para apresentar o seu trabalho. É a partir da apresentação do aluno que temos a noção da relevância daquele trabalho e de como ele realizou aquele trabalho. Em relação aos que avaliei  hoje, me surpreendi com a qualidade, com o domínio desses estudantes, todos com um nível acima da média e uma qualidade compatível com o que a Universidade Católica precisa”, enfatizou.

O professor do curso de Ciências Biológicas e assessor da Coordenação Geral de Pesquisa, Sérgio Mendonça, explicou os critérios de avaliação: “Esse plano de trabalho deve chegar a um resultado, mesmo que a conclusão seja que precisa de mais estudos. A avaliação é feita baseada em 10 categorias. Depois, nós fazemos uma média aritmética de forma que o aluno tenha uma pontuação global do trabalho”. Sérgio destacou ainda que o fundamental da iniciação científica é ver o crescimento acadêmico do indivíduo.”Você vê que o aluno que vai se empenhando vai se apropriando no exercício acadêmico de produzir um conhecimento e, apropriando-se desse conhecimento, ele se tornará, acreditamos, um pesquisador responsável, capacitado.  Ver que o aluno está querendo crescer já é bom demais”.

As alunas do 4º período  da Licenciatura em Letras Rafaella Correia e Severina Maria apresentaram trabalho sobre a gagueira. ” É uma relação incomum. Geralmente, quem estuda gagueira está em Fonoaudiologia, mas foi muito interessante esse trabalho, que teve uma abordagem diferenciada, numa perspectiva linguística-discursiva. Foi muito legal para estudar a análise do discurso, importante para a minha profissão  e para minha formação acadêmica. Eu  pretendo ensinar e tenho certeza que vou lidar com a gagueira em toda a minha  profissão e, agora, vou saber como tratar, o que se deve fazer e o que não se deve fazer. Eu era uma leiga nesse assunto e aprendi muito com essa pesquisa”, afirma Rafaella. Já para Severina, a melhor definição para a Jornada de Iniciação Científica é ” uma experiência brilhante”.