Venício Lima faz palestra no lançamento do livro do professor Juliano Domingues

Juliano Domingues, Ivan Moraes, Vinicius Lima

A sala 510  do bloco A da Universidade Católica de Pernambuco ficou lotada, na noite de segunda-feira (17),  no lançamento do livro “A Política da Política de TV Digital no Brasil”, do professor do curso de Jornalismo Juliano Domingues. O livro é resultado da sua dissertação de mestrado em Ciência Política pela UFPE e teve como objetivo desvendar os bastidores das políticas para a TV digital no Brasil.  “O livro trabalha a comunicação na visão da Ciência Política”, explicou Juliano.

Para o lançamento, Juliano convidou um dos examinadores que participaram da banca no dia da defesa de sua dissertação, o professor, jornalista e, segundo o próprio, um militante da luta pela comunicação como um direito, Venício Lima. Também estava presente na mesa o jornalista-militante Ivan Moraes Filho, do Centro Luiz Freire, que foi parceiro no lançamento do livro, editado pela Multifoco, e na vinda do professor Venício.

Após a apresentação do livro, Juliano e Ivan passaram a palavra para Venício Lima, que, nos seus trinta minutos de fala, defendeu a necessidade do marco regulatório das comunicações, uma vez que, segundo ele, as principais leis voltadas para a comunicação estão desatualizadas; normas importantes não são cumpridas; normas importantes não foram regulamentada; há ausência de normas para certas áreas; a existência de normas que favorecem grupos dominantes (como exemplo ele citou o caso da TV Digital); e normas contraditórias que também favorecem os grupos dominantes. Além do caso da TV Digital, Venício citou também a lei que regulamenta TV a cabo, sancionada recentemente pela presidenta Dilma Rousseff.

No fianl, foi aberto o debate, que teve a participação de todos, desde os professores da Unicap aos alunos e demais presentes ao evento.