Rogério Flausino se apresenta com Orquestra Criança Cidadã no Espaço Criança Esperança de Jaboatão

Fotos: Érika Cardoso

Com informações de Érika Cardoso – Comunicação do ECE-J

Crianças e jovens do Espaço Criança Esperança de Jaboatão – ECE-J e de escolas e projetos parceiros tiveram uma tarde de comemoração ao Dia da Criança. A Orquestra Criança Cidadã, formada por adolescentes da comunidade do Coque, composta, na ocasião, por 30 membros e regida pelo Mastro Lanfranco Marceletti, realizou uma apresentação especial para o grupo. O evento aconteceu no 14º BImtz (quartel) de Socorro, em Jaboatão dos Guararapes. O ponto forte da tarde foi o encerramento da apresentação com a participação do vocalista da banda Jota Quest, Rogério Flausino, cantando com a Orquestra a música Dias Melhores.

No repertório eclético, a Orquestra apresentou peças compostas por Luiz Gonzaga, Jota Quest, Vivaldi, Vinicius de Morais e Capiba. O público ficou fascinado. A plateia presente era formada por crianças e jovens do ECE-J, Projovem adolescente, Profesp, Escola Alice Vilar e Escola Benjamim Constant, além de familiares, totalizando aproximadamente 500 pessoas.

A orquestra é formada por instrumentos de cordas como: violino, violoncelo, viola e contrabaixo, além de bateria. Os participantes têm aulas de segunda à quinta, sempre no contraturno escolar. Além das aulas instrumentais eles têm reforço escolar, aula de informática e língua estrangeira.

Em entrevista, Rogério Flausino falou da importância da música na formação de crianças. “A música vai além do que se pode ouvir e se pode ver, tem um valor social agregador, pois conseguimos através dela, criar valores, porque além de tocar os instrumentos, eles têm outra visão de construir uma coisa bacana para si e para sua família. A música é uma arma branca em direção à paz.”

Segundo Ellen Santana, 14 anos, participante do ECE-J, a tarde foi inesquecível. “Eu nunca tinha visto a apresentação de uma Orquestra e gostei muito. É importante conhecer nossa cultura. A participação do vocalista do Jota Quest foi legal, porque vemos que ele se importa conosco. A tarde foi boa e eu gostei da homenagem”.

Genilda, 18 anos, musicista da Orquestra Criança Cidadã, fala da surpresa de tocar com Rogério Flausino. “É bem legal apresentar para outras crianças e adolescente, é como se desse o exemplo, sem precisar explicar nada, só tocando. Essa tarde vai ficar para sempre na minha memória, pois não sabíamos que teria a presença do vocalista do Jota Quest. Nós recebemos a música para ensaiar, mas não sabíamos que ele estaria aqui.”