Diretório Acadêmico da UFPE exibe filme em homenagem ao centenário de Evaldo Coutinho

O Diretório Acadêmico do curso de Arquitetura da UFPE vai exibir no próximo dia 31 de agosto, no Teatro Apolo, o filme “A Composição do Vazio”, do documentarista Marcos Enrique Lopes, em homenagem ao centenário de nascimento do escritor, crítico, professor e filósofo pernambucano Evaldo Coutinho. A película conta a vida e a obra deste importante personagem de Pernambuco, reunindo depoimentos do filósofo e de pessoas influenciadas por sua história acadêmica.

Além da exibição, vai haver também um debate mediado por Marcos Domingues, arquiteto que atuou como professor assistente de Evaldo Coutinho na disciplina de Estética. Vão compor a mesa juntamente com o mediador, Paulo Raposo, arquiteto e atual professor da disciplina de Estética no curso de Arquitetura e Urbanismo; Carlos Fernando Pontual, arquiteto e seguidor dos ideais do Prof. Evaldo Coutinho, e Paulo Cunha, vice-coordenador e professor do curso de Cinema da UFPE.

Outras informações sobre a exibição podem ser encontradas no e-mail do D.A de Arquitetura : arqdebates@gmail.com. A entrada é franca e a exibição é aberta a todos universitários e profissionais de arquitetura ou de outras áreas afins.

Quem foi Evaldo Coutinho?

Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife, Evaldo Coutinho dedicou-se ao estudo da Filosofia, desenvolvendo um sistema filosófico próprio abordado nos cinco volumes de sua obra A ordem fisionômica. Também autor de importantes estudos no âmbito da Estética, Arquitetura e Cinema, deixou, dentre outras obras, A imagem autônoma e O espaço da arquitetura.

Fundador e primeiro diretor da Escola de Arquitetura, seus estudos foram determinantes para a análise da ocupação territorial, seja pelo plano estético ou no prático, sendo imprescindível para o estudo de arquitetura no estado de Pernambuco.

*Informações biográficas divulgadas pelo D.A de Arquitetura da UFPE