Lançada a 4ª edição do Prêmio Naíde Teodósio

Com informações da assessoria de comunicação da Secretaria Estadual da Mulher

Com o objetivo de estimular e fortalecer a produção crítica de conhecimentos sobre as relações de gênero, contribuindo para a promoção dos direitos das mulheres em sua diversidade, através de pesquisas e estudos que busquem contemplar as dimensões de raça, etnia e classe social, a Secretaria Estadual da Mulher lançou a IV edição do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero – Concurso de Redações e Artigos Científicos.

A iniciativa é fruto de parceria com as secretarias de Educação, de Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente/Facepe (Fundação de Amparo à Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco), a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). O concurso é destinado a professores e estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas.

Haverá premiação em seis categorias: estudantes de pós-graduação, graduação, ensino médio, professor e professoras do ensino médio, vídeo documentário de curta-metragem digital e mérito institucional. Os valores das premiações variam entre R$ 5 mil a R$ 20 mil, além de dez computadores para os dez primeiros colocados na categoria estudante nível médio e mais dez noteboocks para dez docentes do ensino médio. As unidades de ensino com maior número de trabalhos selecionados também recebem uma diplomação de mérito institucional.

Quem foi Naíde Teodósio? – O Prêmio faz homenagem à médica Naíde Teodósio (1915-2005) que dedicou a vida na luta por uma sociedade justa e igualitária. No âmbito científico, a Dra. Naíde orientou suas pesquisas para erradicar as desigualdades sociais, com especial enfoque ao combate à desnutrição. Publicou mais de 50 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e fundou o Laboratório de Fisiologia da Nutrição no Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco, hoje Laboratório Naíde Teodósio.