Congresso realizado na Católica discute Educação Jesuíta

Foto: Paulo Maia

A abertura oficial do Congresso Brasileiro “Educação Jesuíta: Rumo às novas fronteiras”, realizado pela Universidade Católica de Pernambuco, Unicap, e pelo Fé e Alegria Brasil, aconteceu na noite desta terça-feira (12), no Auditório G1, no Campus da Católica, em Recife.

A noite começou com uma celebração ecumênica, realizada por José Maria, jesuíta e membro do Intituto Humanitas Unicap. Em seguida, aconteceu a cerimônia oficial de abertura do Congresso.

O mestre de cerimônia e jornalista da Assessoria de Comunicação da Unicap, Daniel França, apresentou um texto sobre a Universidade, aos presentes, e explicou o objetivo da temática “Rumo às Novas Fronteiras”. “Provocar reflexão conjunta da Pedagogia Inaciana e de nossa tradição Jesuíta, partindo das diversas perspectivas e experiências, retomando as grandes dimensões próprias de ‘nosso modo de proceder’, a saber: Dimensões Social, Cultural, Espiritual e Pedagógica. Este Congresso é um dos eventos celebrativos, em 2011, dos 60 anos da Unicap e dos 30 anos do Fé e Alegria Brasil”

Em seguida, foi composta a mesa diretiva pelo Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira; o diretor presidente do Fé e Alegria Brasil, Padre  Carlos Fritzen; o coordenador Geral da Federação Internacional de Fé e Alegria, Padre Ignacio Suñol; o provincial da Província do Nordeste do Brasil, Padre Miguel de Oliveira Martins Filho, e o secretário de Educação do Estado de Pernambuco, Anderson Gomes.

Após a formação da mesa, foi passada a palavra para o Reitor Padre Pedro Rubens que deu as boas-vindas aos presentes à Universidade que faz parte a um complexo educacional com o Liceu Nóbrega, em parceria com o Governo do Estado, e com o Fé e Alegria. O Reitor cumprimentou o secretário de Educação de Pernambuco , Anderson Gomes, em nome da parceria com o Governo do Estado que permite o Liceu a atender quase 1.300 alunos. O Reitor Padre Pedro Rubens convidou os presentes para assistirem ao vídeo “Ruas em Versos”, produzido por alunos concluintes de Jornalismo da Universidade.

Ao término da exibição do vídeo, a palavra foi passada ao provincial do Nordeste, Padre Miguel de Oliveira Martins Filho que cumprimentou aos presentes dizendo que era uma alegria estar neste evento na Unicap, porque ele saiu da Católica para assumir a Província. Na sequência falaram o secretário de Educação do Estado de Pernambuco, Anderson Gomes; o coordenador Geral da Federação Internacional de Fé e Alegria, Padre Ignacio Suñol, e o diretor presidente do Fé e Alegria do Brasil, Padre Carlos Fritzen.

Em seguida, o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco apresentou a conferência magna, “As novas fronteiras da Educação Jesuíta: desafios e perspectivas de uma tradição aberta ao futuro”. “A mundialização é uma evidência. Menos evidente, porém, é que o mundo em rede esteja mais humano. Paradoxalmente, o ser humano atingiu um limiar importante do desenvolvimento de suas capacidades e aperfeiçoou as possibilidades de domínio da natureza, através das ciências e das tecnologias, mas parece ter perdido o controle das consequências dessa evolução, pois carece do senso de humanidade. Humanizar o mundo torna-se, portanto, uma questão crucial e decisiva para o destino do planeta e de seus habitantes. Mas ‘que vem a ser humanizar o mundo, senão pô-lo a serviço da humanidade?’”

Acompanhe a conferência na íntegra clicando neste link <Conferência>.

O Congresso Brasileiro “Educação Jesuíta: Rumo às novas fronteiras”, que acontece até sexta-feira (15), no Campus da Universidade Católica de Pernambuco, no Recife,  tem o apoio de Audisa, Editores Associados; Edições Loyola; Jesuítas do Brasil, Centro-Leste; Mark Tur, viagens e turismo; Moderna, Pedagogia Interativa e Ferreira Cabral, Raguza & Monteiro Sociedade de Advogados.