Boletim Unicap

Intercom 2011 contará com vários convidados estrangeiros

Com informações do site da Intercom

Um dos diferenciais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Intercom, a ser realizado de 2 a 6 de setembro na Universidade Católica de Pernambuco é a presença de vários pesquisadores estrangeiros. Conheça, abaixo, os convidados internacionais do Intercom 2011:

Carlos Fernández Collado (Universidade de Oviedo – Espanha) – Licenciado em Comunicação pela Universidad Anáhuac, e formado em Filosofia pela Universidad Panamericana, tem Mestrado em Comunicação e Doutorado em Sociologia pelo Michigan State University. Realizou estudos de pós-doutorado na Annenberg School da Universidade da Pennsylvania. Escritor, colaborador e coordenador de diversos livros. Trabalhou como professor na Universidad Anáhuac, na Universidade Iberoamericana, no Instituto Politécnico Nacional, na Michigan State University e na Universidade da Pennsylvannia. Atualmente é professor da Associação Iberoamericana de Comunicação (ASICOM) e Professor Titular no Instituto Politécnico Nacional. É Diretor do Máster Universitário em Dirección de Comunicacion y Nuevas Tecnologias da Universidade de Oviedo, Espanha, do grupo de pesquisa Comunicação Empresarial e Política e dos cursos de comunicação desta Universidade.

Eduardo Namburete (Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique) – Membro do Partido RENAMO, Deputado da Assembléia da República de Moçambique, Ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo Sombra da RENAMO. Docente na Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, da qual foi fundador e primeiro diretor, onde ensina Jornalismo e Relações Públicas, e na Universidade Politécnica, onde ensina Relações Públicas, Ética e Metodologia de Pesquisa. Mestre em Comunicação Social pela Southern University, Louisiana, Estados Unidos da América, e Doutor em Política e Gestão da Informação na Universidade de North Texas, nos Estados Unidos da América. Membro do Conselho Científico dos Programas de Pós-Graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie, do Brasil. Membro da direção da Federação Lusófona de Ciências da Comunicação – LUSOCOM, da Associação Moçambicana de Estudos da Comunicação – AMESCOM. Coordenador do Plano de Ação dos Media (MAP) da África Austral em Moçambique. Consultor na área de Comunicação Social, membro do Comitê Executivo da Rede dos Parlamentares Africanos Contra a Corrupção – APNAC.

Gaetan Tremblay (Universidade do Quebec – Canadá) Professor Titular de Ciências da Comunicação da Universidade do Quebec, em Montreal (UQAM). Diretor do Centro de Estudos e de Pesquisas sobre o Brasil (CERB). Pesquisador há mais de 30 anos, publicou diversas obras sobre políticas públicas de comunicação, a evolução socioeconômica das indústrias culturais e midiáticas, a formação à distância e a emergência da sociedade de informação. Entre os livros que publicou, destacam-se: L’émancipation, hier et aujourd’hui Perspectives françaises et québécoises; Autoroutes de l’information et dynamiques territoriales ; Télévision Deuxième dynastie e Autonomie et mondialisation Le Québec et la Catalogne à l’heure du libre-échange et de la Communauté européenne.

Jorge Pedro Sousa (Universidade Fernando Pessoa – Portugal) – Professor da Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal). Pós-doutor em Ciências da Informação pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Leciona e investiga Ciências da Comunicação, em especial nas áreas de teoria e história do jornalismo, análise do discurso jornalístico impresso e auditoria de comunicação. Lecionou em várias universidades e estabelecimentos de ensino superior portugueses, brasileiros e espanhóis. Autor de diversos livros sobre Comunicação e Jornalismo, entre eles: Planificando a Comunicação em Relações Públicas, Introdução à Análise do Discurso Jornalístico Impresso e Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e da Mídia

José Rebelo (Instituto Universitário de Lisboa) – Diretor de pós-graduação em Comunicação do Instituto Universitário de Lisboa. Doutor em Sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), e mestre em Ciências da Informação, pela Univesité Paris 1. Organizou, em conjunto com José Manuel Mendes e Rui Brites, o livro Privacidade, Intimidade e Violência na Imprensa.  É editor da Revista Sphera Pública.

Michel Maffesoli (Université Paris-Descartes – Sorbonne) – Sociólogo, considerado como um dos fundadores da sociologia do cotidiano e conhecido por suas análises sobre a pós-modernidade, o imaginário e, sobretudo, pela popularização do conceito de tribos urbanas. Professor da Université Paris-Descartes – Sorbonne. É secretário geral do Centre de recherche sur l’imaginaire e membro do comitê científico de revistas internacionais, como Social Movement Studies e Sociologia Internationalis. Recebeu o Grand Prix des Sciences Humaines da Academia Francesa em 1992 por seu trabalho La transfiguration du politique. É vice-presidente do Institut International de Sociologie (I.I.S.), fundado em 1893 por René Worms, e membro do Institut Universitaire de France – I.U.F.

Octavio Islas (Instituto Tecnológico de Monterrey – México) – Diretor da Cátedra de Comunicação Estratégica e Cibercultura do Instituto Tecnológico de Monterrey – México. Mestre em Comunicação e Desenvolvimento pela Universidad Iberoamericana e em Administração de Tecnologias da Informação pelo Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade La Salle. Membro do Sistema Nacional de Investigadores do México (SNI). Coordena, desde 2002, as atividades do grupo de pesquisa Internet e Sociedade da Informação da ALAIC. Diretor da ALAIC (2005-2008).  Membro do conselho editorial de diversas publicações científicas.

Oumar Kane (Universidade do Quebec – Canadá) – Professor do Departamento de Comunicação Social e Público da Universidade do Quebec, em Montreal. Participa do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre Comunicação, Informação e Sociedade (GRICIS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Semiótica dos Espaços (GERSE). Dedica-se a pesquisar Epistemologia e Teoria da Comunicação e economia das empresas midiáticas e culturais. Doutor em Comunicação pela Universidade de Quebec. Em 2010, publicou L’organisation sectorielle dês télécommunications au Sénégal – Entre gouvernance et régulation. Publicou dezenas de artigos e capítulos de livros

Rosental Calmon Alves (Universidade do Texas – Austin) – Diretor do Knight Center e professor da Universidade do Texas (Austin). Foi editor executivo do Jornal do Brasil, onde trabalhou como repórter, redator, editor, correspondente internacional e diretor. Na direção do JB, criou o primeiro serviço brasileiro de notícias financeiras em tempo real, via  computador, em 1991 – o Sistema Instantâneo de Noticias, da Agência JB. Em 1995, dirigiu o lançamento da primeira edição de Internet de um jornal brasileiro: o JB Online. No Texas, Rosental se dedica a três áreas de ensino e pesquisa: reportagem internacional, enfatizando o trabalho dos correspondentes estrangeiros; jornalismo na América Latina, com ênfase na luta pela liberdade de imprensa no hemisfério; e jornalismo online, explorando a criação de um novo gênero do jornalismo desde a popularização da web. Alem de professor, é consultor de jornais, dá conferências e workshops em vários países e faz parte da diretoria de várias organizações internacionais dedicadas ao jornalismo.

Salvato Trigo (Universidade Fernando Pessoa –Portugal) Reitor da Universidade Fernando Pessoa, é Doutor em Literaturas de Expressão Portuguesa. Professor Associado do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românticos da Universidade Fernando Pessoa.

William Buxton (Universidad of Concordia – Canadá) – Professor do Departamento de Estudos de Comunicação da Universidade de Concórdia (Canadá). Doutor pela Universidade de Berlim, dedica-se a pesquisar a história social da ciência, história da mídia e sociologia do conhecimento. Publicou diversos capítulos de livros. Entre suas obras recentes, figura Harold Innis in the New Century: Reflections and Refractions.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário