Curso de Serviço Social comemora 38 anos em noite de muita alegria, nostalgia e emoção

Os 38 anos do curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pernambuco foram comemorados na noite desta quinta-feira (26) em clima de alegria, nostalgia e emoção. A participação no evento de antigos e novos alunos e de antigos e novos professores permitiu uma agradável e rica troca de conhecimentos e experiências. O evento foi aberto pela coordenadora do curso, Odalisca Moraes, que agradeceu a presença de todos e enfatizou a importante contribuição do curso de Serviço Social da Católica para a igauldade social em Pernambuco. Em seguida, a ex-aluna e atual conselheira do Conselho Regional de Serviço Social, Sálvia Campelo, falou sobre a atuação da entidade e sobre as metas da nova gestão.

A história e a trajetória do curso de Serviço Social da Unicap foram apresentadas pelas professoras Janice Albuquerque, Davina Barros e Vitória Machado, as duas últimas ex-coordenadoras da graduação. Davina abordou o processo histórico do curso, desde a sua criação em 1972 até hoje, e as transformações que o curso sofreu ao longo dos anos a partir dos contextos sociopolíticos e econômicos. Ela também fez questão de lembrar de todas as professoras que deram as suas contribuições para a criação e consolidação da graduação, como coordenadoras do curso: Maria Helena Padilha, Simone Sales, Maria de Fátima Lucena, Davina Maria Guimarães Barros, Maria Lígia Costa Cavalcanti Arteiro, Vitória Maria Laranjeira Machado e Odalisca Cavalcanti de Moraes.

Em seguida, a professora Vitória Machado fez uma análise da evolução curricular do curso de Serviço Social da Unicap, mostrando as disciplinas que foram inseridas e ressaltando, sobretudo, as conquistas obtidas a partir do currículo 26 A.6, que valorizou ainda mais as disciplinas específicas do curso. Já a professora Janice Albuquerque falou sobre a trajetória histórica do estágio em Serviço Social na Católica. Segundo ela, um dos maiores desafios do Serviço Social é a sua articulação com a realidade social, atuando sobre e na realidade concreta. Durante a sua apresentação, ela abriu espaço para que ex-alunas dessem seus depoimentos sobre suas experiências profissionais, a partir dos estágios que fizeram. De acordo com os dados apresentados pela professora Janice, a área de saúde ainda é a que mais gera estágios para os futuros assistentes sociais em Pernambuco.

A noite de comemoração foi encerrada com um coquetel, mas antes houve um momento de grande emoção: a despedida da professora Iluminata Rangel Macedo. Ela explicou que, por motivos de saúde, está deixando a Universidade Católica de Pernambuco, onde não só ensinou, mas também se formou. Ela agradeceu a todos os professores e alunos pelos bons momentos que viveu na academia. Aplaudidíssima, disse que levaria cada um no coração.

Mais fotos AQUI e AQUI