Luca Pacheco ministra minicuso sobre a Comunicação através da Mídia na Semana de Teologia

A Semana de Teologia da Universidade Católica de Pernambuco começou quarta-feira (25) com o tema: “O Cristianismo em Diálogo”. Pela manhã, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), aconteceu o minicurso “A Comunicação através da Mídia”, ministrado pelo produtor audiovisual da Católica e mestre em Ciências da Religião, Luís Carlos de Lima Pacheco.

Luca Pacheco iniciou a palestra se apresentando e falando um pouco da transdisciplinaridade e a revolução da ciência. Luca ressaltou que “estamos vivendo uma grande revolução na ciência. Os paradigmas questionados pela ciência podem surgir comparados com os paradigmas da transdisciplinaridade, dependendo do ponto de vista do pesquisador.”

A ideia de Gutemberg, com a criação da prensa, junto com a revolução eletrônica, foi analisada de forma comparativa, citando as principais diferenças. A invenção de Gutemberg tem uma forma mais visual, mecânica, ativa e analítica já a revolução eletrônica é tátil, orgânica, reativa e sintética.

Os minicusos continuam a tarde e a noite. Confira a programação:

Momentos Culturais:

Dia: 25 – Coral Recife em Canto, da Fundação Fé e Alegria do Brasil

Dia: 26 – Apresentação de esquete teatral: O dia ensolarado

Dia: 27 – Apresentação musical do MPB Unicap

Conferências:

Local: Auditório G2 (1º andar do bloco G)

com Professores convidados da PUC/Rio:

Dia 25 de maio

Abertura oficial da Semana de Teologia 2011 pelo Reitor da Unicap, Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens

Coferência: “O cristianismo em diálogo com as ciências“, com o Prof. Dr. Alfonso García Rubio

Dia 26 de maio

Coferência: “O cristianismo em diálogo com as culturas“, com o Prof. Dr. Mário de França Miranda

Dia 27 de maio

Coferência: “O cristianismo em diálogo com as artes“, com a Profa. Dra.Eliane Yunes

Oficinas de Transdisciplinaridade:

Local: Auditório do CTCH (1º andar do bloco B)

Dia: 25 de maio:  A comunicação através da mídia, com Luca Pacheco (Unicap); Dança circular, com André Felipe (Escola de dança “Corpo e Expressão”); Recursos da Biblioteca da Unicap disponíveis na web, com Cristiane Alberto; Teologia e questões de gênero, com a profa. Janice Albuquerque (Unicap).

Dia: 26 de maio: A secularização e a fé dos jovens da periferia do Recife, com o prof. Luiz Libório (Unicap); Cristianismo e diálogo na Patrística: o exemplo de Justino (Roma) e de Clemente (Alexandria), com o prof. Luiz Moura e Nilo Ribeiro (Unicap); Do Jesus da história ao Jesus dos evangelhos, com o prof. João Luiz (Unicap); Vaidade das vaidades, tudo é vaidade: traduções do Eclesiastes ao português, com o prof. Cláudio Vianney (Unicap).

Minicursos:

Local: Auditório G2 (1º andar do bloco G)

Aspectos de cristologia, com o prof. Alfonso García Rubio (PUC/RIO)

Desafios atuais da Igreja, com o prof. Mário de França Miranda (PUC/RIO)