Setor de Contabilidade da Unicap comemora Dia do Contabilista

A equipe do Setor de Contabilidade da Unicap

Quem passa pelo primeiro andar do bloco R da Universidade mal pode imaginar que na sala 118 funciona um dos setores mais importantes para o funcionamento da Católica: o de Contabilidade. Hoje (25), Dia do Contablista, a equipe formada por um contador e cinco auxiliares administrativos trabalhou em clima de comemoração pela data.

Na Unicap, o Setor de Contabilidade faz parte da Divisão Econômica Financeira (DEF). É aqui onde são processadas as informações sobre o patrimônio, receitas e despesas de todos os departamentos e áreas da Universidade. O resultado é divulgado anualmente num balanço publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco.

Para o contabilista da Unicap, Dimas Ferreira de Lima, a contabilidade exerce uma importante função social. “É através dela que as pessoas e instituições ficam sabendo das suas reais situações financeiras e isso possibilita medidas administrativas e de planejamento”. Ele explica que o setor é o responsável pelo envio de informações e pretações de contas a órgãos públicos como Receita Federal, Prefeitura do Recife, ministérios da Educação e Justiça.

As tarefas de pagamentos em bancos, folha de pessoal, prestação de contas dos convênios que a Universidade mantém com empresas e outras intituições também são atribuições do Setor de Contabilidade. “A filantropia exige um trabalho ainda mais reforçado. Você deixa de pagar impostos, mas tem de usar o dinheiro em outros fins e a contabilidade tem de prestar contas disso tudo”, explica Dimas. Ele ainda ressalta que os processos na Unicap irão passar por uma profunda modernização com a implantação de um software de gestão chamado Totvs, que está em fase de implantação.

O curso na Unicap – Para quem deseja seguir a carreira de contabilista, a Unicap oferece a graduação em Ciências Contábeis. O curso reconhehcido pelo MEC através do Decreto nº 66.188, de 06 de junho de 1970 é disponibilizado nos turnos da manhã e noite em oito períodos letivos. Outras informações sobre o curso podem ser obtidas na secretaria que fica localizada no 5º andar do bloco G. O telefone é o 2119-4173.

Dia do Contabilista
Caro Contador e Contabilista, a responsabilidade de um profissional, de qualquer área, não tem limites, pode até nascer no compromisso com seus clientes, entretanto se expande por toda a sociedade, pois o crescimento de uma nação passa indiscutivelmente pela conscientização sobre a responsabilidade social de seus integrantes. A profissão é, pois, uma ferramenta muito importante que adquirimos para contribuir com o bem-estar de todos. Não podemos negar, contudo, que crescer profissionalmente tem sido o objetivo, por vezes maior, senão de todos, pelo menos de uma grande parte dos que buscam uma profissão, nada de anormal nisso, pelo contrário, é até compreensível, principalmente num País onde as desigualdades sociais ainda teimam em imperar, não obstante alguns sinais positivos de reversão deste quadro. Neste contexto, um profissional, de qualquer área, tem uma grande responsabilidade, não apenas com seu cliente direto, porém com o mundo que o rodeia; a família, a comunidade, as empresas e o governo, e por fim o planeta, os ambientes que clamam constantemente pela nossa consciência profissional/cidadã, ecológica, humana e cristã.
Prezado colega, ergamos, portanto, nossa bandeira; mostremos que podemos e devemos contribuir, e muito, para o crescimento da nossa nação e do mundo, não é tão difícil assim! Olhemos a imprensa, em seu mais amplo meio de divulgação das necessidades humanas; olhemos sim para as necessidades dos nossos clientes, honrando assim o compromisso com eles assumidos desde a nossa formatura. Contudo, não nos limitemos, podemos fazer mais, muito mais, sempre podemos. Basta prestarmos um pouco mais de atenção aos nobres anseios da humanidade e olharmos um pouco mais para dentro de nós mesmos para perceberemos que algo nos convoca para atitude, atitude ética e responsável com toda a sociedade e, por conseguinte, conosco mesmo.

Parabéns a todos pelo Dia do Contabilista!

Dimas Ferreira de Luna
Contador