Católica participa do road-show da Copa de 2014

A Universidade Católica de Pernambuco esteve entre as instituições que participaram do road-show da Copa de 2014 realizado hoje (17) à tarde no Atlante Plaza Hotel, em Boa Viagem. O evento, promovido pelo Sindicato da Arquitetura e Engenharia (Sinaenco) e pelo Portal 2014 reuniu representantes do poder público e iniciativa privada envolvidos nas ações para a realização da Copa do Mundo de 2014 em Pernambuco. Recife foi escolhida a primeira cidade das doze sedes para receber o road-show, que teve o apoio da Unicap. A Universidade foi representada pelos professores do curso de Engenharia Civil Antônio Flávio Andrada, coordenador, e Antônio Oscar da Fonte.

O diretor de marketing do Portal 2014 relembrou seminários realizados desde 2008 que discutiram possibilidades e vários aspectos da Copa do Mundo. Durante a sua apresentação, ele destacou o legado de construir um complexo multiuso numa região afastada do centro urbano. “O Legacy Park construído no subúrbio da zona leste de Londres para os Jogos Olímpicos de 2012 já provocou uma grande valorização do local. O mesmo tende a acontecer aqui”. Na avaliação dele, o cronograma está adequado para a Copa das Confederações. O torneio realizado um ano antes da Copa é considerado pela Fifa o test-drive da infraestrutura das cidades-sede. “Ainda dá tempo de mostrar que o Brasil será uma grande vitrine e não uma vidraça”.

Logo depois, foi a vez da apresentação do secretário executivo em exercício da Copa, Silvio Bompastor. Este gabinete foi criado pelo governo do estado para monitorar e acompanhar as obras e ações de prefeituras e do próprio estado. Ele representou o secretário Ricardo Leitão, que retorna em maio após um tratamento de saúde. Bompastor destacou os projetos de mobilidade urbana. “A arena custa apenas 5% do valor do projeto. Além de transporte, é preciso investir em turismo, saúde, educação, tecnologia da informação, segurança…”, detalhou.

O tema da mobilidade urbana também foi tratado pelo secretário de Controle e Desenvolvimento de Obras do Recife, Amir Schvartz. Ele apresentou projetos viários que irão facilitar a circulação e o acesso à Arena da Copa. Entre eles, o túnel da Avenida Maria Irene, no bairro do Jordão; a duplicação do viaduto Capitão Temudo, no Complexo Joana Bezerra; a Via Mangue, em Boa Viagem; e obras metropolitanas como o alargamento da Estrada da Batalha, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes; e a Radial da Copa, que ligará o corredor Leste-Oeste à Arena Pernambuco.

O professor Antônio Flávio ressaltou a importância da participação da Católica nessas ações. “Nós somos formadores de mão de obra. Quando o assunto é infraestrutura, a engenharia civil entra forte. Sem contar com a questão ambiental. Nós temos cursos de pós-graduação em Tecnologia em Construção Civil, Engenharia Ambiental, tecnológico superior em Gestão Portuária e, ainda neste semestre, lançaremos a especialização em Projetos de Vias.”

Também participaram do road-show o presidente do Grande Recife Consórcio Metropolitano de Transporte, Manoel Marinho; o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Carlos Alberto Oliveira; e o diretor presidente da SPE Arena Pernambuco, Marcos Lessa.