Grupo de Capoeira da Unicap faz 28 anos

O grupo de capoeira da Universidade Católica de Pernambuco Chapéu de Couro está fazendo 28 anos hoje. Primeiro grupo de capoeira formado dentro de uma universidade, acolhe alunos, funcionários e professores e faz diversas apresentações dentro e fora da Unicap. A data será comemorada com um encontro entre os membros mais antigos do grupo, de forma reflexiva e religiosa.

Em conversa com o Boletim Unicap, o professor de capoeira e assistente cultural José Olímpio Ferreira, o Mestre Corisco, falou da relação universidade-capoeira e como o grupo se desenvolve dentro do espaço acadêmico.

Boletim Unicap – Como o grupo surgiu na Católica?

Mestre Corisco – No dia 28 de fevereiro de 1983, nosso grupo composto por 14 capoeiristas chegou à Universidade Católica de Pernambuco e começou a utilizar as dependências da Cogest para jogar a capoeira, até então não muito vista no Recife. Fomos autorizados pelo coordenador geral de esportes da Unicap, Fernando Lapa. Nós treinávamos sem qualquer tipo de remuneração, mas com todo apoio da comunidade acadêmica. Seis meses após nossa chegada, o coordenador geral comunitário da época, Armando da Costa Carvalho, começou a formar os grupos culturais da Católica e, a partir daí, o grupo foi criado e contratado e eu passei a ser o professor de capoeira do grupo, além de assumir a função de assistente cultural.

Boletim Unicap – Como o Chapéu de Couro interage com a universidade e fora dela?

Mestre Corisco – A capoeira já está muito embutida na Católica. Quando outros grupos de capoeira vêm ao Recife, de várias regiões do Brasil, eles sempre nos procuram. Somos referência talvez porque nunca saímos daqui. Temos muitos membros do grupo hoje ao redor do mundo, como no Canadá, Suíça e Holanda. Mas o grupo de capoeira da Católica sempre manteve seu endereço dentro da própria universidade.

Boletim Unicap – Qual o grande diferencial do grupo de capoeira Chapéu de Couro?

Mestre Corisco – Acho que o grande lance é a relação da Unicap com a capoeira, que é a relação acadêmica, mas também temos nossa liberdade. A Católica sempre tenta encaixar a capoeira nos moldes acadêmicos, sejam antropológicos, psicológicos, sociais. Mas ao mesmo tempo ela nos dá espaço para promovermos a nossa cultura e não interfere na nossa atividade cultural. Não posso esquecer também do trabalho que fazemos com alunos especiais, que abriu bastante nossa visão do ensino da capoeira e expandiu nossos horizontes.

Quem quiser participar do grupo pode se inscrever na Coordenação de Ação Comunitária (CAC), que fica localizada no térreo do Bloco B. O telefone é o 2119-4186.