Clínica-escola da Católica inaugura piscina terapêutica

Profª Márcia, Prof. Aranildo e o Reitor da Unicap inauguram a piscina

Vinte e dois de março, Dia Mundial da Água. Esta foi a data escolhida para a inauguração da piscina terapêutica da clínica Corpore Sano, vinculada aos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Católica. Para a coordenadora da clínica, a professora Márcia Rejane, a ideia foi transmitir a comunhão entre a água e o que ela representa para a vida e a saúde.

A cerimônia aconteceu no próprio entorno da piscina. Estiveram presentes o Reitor, Padre Pedro Rubens, Pró-reitores, diretores de Centro, coordenadores de curso, pacientes da Corpore Sano, professores, funcionários e estudantes. Dois dos pacientes atendidos pela clínica deram um toque especial ao evento: Petrúcia Amorim e Adriano Sampaio. Eles realizaram uma apresentação de música e dança.

Petrúcia, 35 anos, tem sequelas motoras e neurológicas, que, segundo o pai, foram decorrentes de má oxigenação no nascimento. Ela vem sendo atendida pela clínica-escola da Católica há cerca de um mês, tendo procurado o serviço por orientação de um estudante da Universidade. Foi na Corpore Sano que ela começou a dançar e, por isso, quis se apresentar na tarde de hoje.

A dança de Petrúcia foi embalada pelo canto de Adriano. O maestro de 26 anos interpretou canções eruditas, como a famosa Ave Maria do Gounod. O músico vem se recuperando de uma paralisia que acometeu o braço e a perna direitos. Entre os vários locais onde foi atendido, ele ressalta a qualidade da Corpore Sano: “Passei por várias clínicas e nunca fui tão bem tratado como aqui.”

Após a apresentação musical, o coordenador da Pastoral, Padre Antônio Mota, leu o evangelho que fala do sal da terra e luz do mundo, que simbolizam a necessidade de estar a serviço do próximo. “A fisioterapia realiza o milagre da vida pelas vias da ciência, mas temperada com muito amor”, foram as palavras do padre. Ele ressaltou a importância dos cuidados de reabilitação ao relatar a situação de sua mãe, que vem se recuperando de um acidente vascular cerebral, através de tratamento médico e fisioterápico. Em seguida, abençoou não apenas a piscina, como todos os presentes à inauguração. Após a benção, a fita inaugural foi cortada pelo Padre Pedro, que estava ladeado pela professora Márcia Rejane e pelo diretor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), professor Aranildo Rodrigues.

A cerimônia prosseguiu com uma demonstração da técnica Watsu, pelo professor Rogério Antunes e seus alunos. Os exercícios, realizados na água, têm o objetivo de relaxar o paciente e, por isso, são indicados para portadores de fibromialgia, doença que causa dores musculares associadas a depressão ou distúrbios do sono. O professor Aranildo Rodrigues lembrou a importância da água para a vida no planeta e encerrou o discurso com um trecho da música Planeta Água, de Guilherme Arantes.

A canção também foi lembrada no discurso de Padre Pedro Rubens, que apontou o paradoxo de um planeta com 70% da superfície cobertos de água se chamar Terra. Os impactos da atividade humana sobre a natureza não foram esquecidos pelo Reitor. “É relativamente simples querer comprar um ar-condicionado, o mais difícil é pensar que implicações têm o uso de cada ar-condicionado”, alertou Padre Pedro. Ele ainda destacou a importância dos laboratórios para uma universidade, que servem não apenas ao ensino, mas também ao atendimento da comunidade.

Padre Pedro lembrou a importância da realização de parcerias entra a Universidade e outras instituições para a concretização dos projetos. Um agradecimento especial foi feito à entidade Pórticos, parceira nas obras da piscina terapêutica.

Um coquetel oferecido pela empresa recifense Companhia do Fisioterapeuta encerrou o evento. A piscina terapêutica da clínica-escola Corpore Sano atende tanto a pacientes encaminhados de outros serviços como aos que procurarem o local. Os interessados podem se dirigir à clínica, que fica na rua Dom Manoel Pereira, 220, no bairro da Boa Vista ou obter informações pelo telefone 2119-4490.