Estudantes de Engenharia Química apresentam seus trabalhos de conclusão de curso

Fotos Ursula Neumann

Na tarde de quinta-feira (09), no laboratório multiuso do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Católica de Pernambuco, os alunos do curso de Engenharia Química apresentaram seus trabalhos de conclusão da graduação. A professora e coordenadora do NPCIAMB, Galba Takaki, foi quem organizou as apresentações.

O primeiro aluno a se apresentar foi Daniel de Morais Sobral, tendo como tema do trabalho, “Tratamento de efluentes de uma lavanderia industrial do bairro de Paratibe, Paulista-PE”. Daniel explicou os objetivos do trabalho e todo o processo que teve que fazer para buscar os resultados obtidos a partir da análise da água que foi utilizada na indústria de Paratibe. A banca avaliadora foi composta pela professora e orientadora do aluno, Alexandra Amorim Salgueiro; pela Profª Dra. Maria Helena Paranhos Gazineu, da Unicap, e pelo mestre Tadashi Onashi, do Senai.

O segundo trabalho apresentado, intitulado “Otimização do processo de anodização em perfis de alumínio da Alcoa”, foi do aluno Luiz Gonzaga de Macedo Neto. Ele, que trabalha na Alcoa há 8 anos, falou que seu desafio foi melhorar o processo sem alterar a expansão física da linha. “Tínhamos que fazer tudo em pouco tempo, mas conseguimos”, enfatiza Luiz. “Hoje sou supervisor e, brevemente, irei para a superintendência. Quero fazer um curso de Marketing, pois tenho a pretensão de chegar na diretoria da Alcoa”. Estava presente na banca avaliadora  a professora supervisora de Luiz, Roziana Cunha Jordão; o Prof Dr. Wagner Esutáquio Vasconcelos e o mestre Tadashi Onashi.

O terceiro trabalho a ser apresentado foi o do aluno Raul de Sá Cavalcanti Albuquerque, com o título “Simulação de um controlador PID-FUZZY acoplado a um reator do tipo CSTR para garantir a estabilidade do sistema em um transitório de temperatura”. Raul explicou a lógica Fuzzy, apresentou sua análise do comportamento e mostrou as vantagens do controlador. A banca avaliadora foi composta pelo professor orientador do aluno, Wagner Eustáquio Vasconcelos; pelo coordenador do curso de Engenharia Química da Católica, Prof.Dr. Valdemir Alexandre dos Santos, e pelo mestre Jair Bezerra, da Faculdade Boa Viagem.

A última apresentação foi da aluna Rebeca Almeida Milanez Campos, com o trabalho “Processo de transformação de resíduos sólidos”. Rebeca falou dos fatores que influenciam o tratamento da compostagem. Ela mostrou análises físico-químicas e microbiológicas dos resíduos sólidos utilizados nas compostagens, bem como com a poda urbana e lodo de esgoto. A banca foi composta pela professora orientadora, Alexandra Amorim Salgueiro; pela Profª Dra. Roziana Cunha Jordão; e pela mestre Aline Barbosa da Silveira.

Todos os trabalhos foram bastante elogiados pelas bancas avaliadoras, que darão o resultado nesta segunda-feira, (13).