Coordenador do Fé e Alegria participar de encontro internacional

Todos os anos, a Federação Internacional do Fé e Alegria (Fifya) organiza encontros em um país da América Latina com o intuito de discutir o planejamento das entidades e trocar experiências de trabalho, para deixar as pessoas que fazem parte do projeto inteiradas de como a instituição de ensino está desenvolvendo o tema da promoção social através da educação em todo o  mundo.

Na edição deste ano, as reuniões do Congresso Internacional do Fé e Alegria  e a Assembleia Geral da Fundação aconteceram na cidade de Quito, capital do Equador, entre os dias 10 e 15 de novembro. Os dois eventos contaram com a participação de dois brasileiros, que representaram as crescentes obras no país. Um dos escolhidos foi o Coordenador de Formação Humana do Fé e Alegria do Brasil no Recife, Adriano Silveira. Ele teve a oportunidade de interagir e conhecer gestores de vários países sul-americanos para discutir como está o foco da educação dentro da sociedade e ver como a missão educacional da Fundação é atuante fora do Brasil.

Além de Adriano, a outra pessoa que representou o pais foi a integrante do Fé e Alegria de Tocantins, Angelita Divina Cavalcanti. Além dos brasileiros, todos os integrantes das comissões do Fé e Alegria da América do Sul, Espanha e mais seis delegações africanas estiveram nos encontros que duraram cinco dias. O primeiro evento, o Congresso Internacional, aconteceu de 10 a 12 de novembro, e teve a presença do presidente do Equador, Rafael Correa. Ele participou do último dia do encontro e falou sobre a importância do projeto na região andina, onde já ajudou milhares de pessoas e continua o processo de educação gratuita e de qualidade para as pessoas de baixa renda.

No congresso, o tema discutido durante todos os dias foi a “Identidade e espiritualidade na missão”. Dentro do assunto, foram recolhidos testemunhos de como a política de educação e desenvolvimento humano é trabalhado nos mais diversos países de atuação do Fé e Alegria. Cada delegação apresentou as atividades elaboradas nos projetos em andamento. A Fundação no Recife marcou presença com um vídeo que exibia de que forma alunos e professores, tanto da instituição de Pernambuco como em outras capitais do Brasil vivem a jovialidade, espiritualidade e a fé no dia a dia da Fundação.

Já na Assembleia da Fundação, que aconteceu de 13 a 15 de novembro, o enfoque geral foi voltado para a discussão sobre como a instituição tem trabalhado com o objetivo de alcançar suas metas, quais são as novidades que estão acontecendo no ramo educacional, os planos para se obter um ensino com melhor qualificação e traçar planos para o futuro da educação popular.

Para o coordenador de Formação Humana do Fé e Alegria no Recife, os encontros foram de bom proveito no sentido de analisar as missões em outras regiões, além de certificar que os planos acontecem com resultados bem favoráveis, tanto no Brasil como em outros paises. “A missão do Fé e Alegria continua forte como nunca. Nos encontros vimos que o vigor das pessoas envolvidas com a educação está fortalecido e tem grande importância na sociedade. Nosso trabalho também foi visto e muito bem elogiado por outros integrantes, tanto no Congresso como na Assembleia”, afirmou Adriano Silveira.