Católica participa da Semana da Saúde Auditiva

Você sabia que não é o tipo do som que determina a perda auditiva, mas o volume (intensidade) e tempo de exposição? Preocupado em alertar a população quanto a esses riscos, o Conselho Regional de Fonoaudiologia – 4ª Região (CREFONO 4), realiza a Semana da Saúde Auditiva 2010. Até a próxima sexta-feira (12), fonoaudiólogos de todo o estado estarão realizando atividades de orientações e prevenções à saúde auditiva em diversas escolas, e com trabalhadores que são expostos a ruídos no dia a dia das suas atividades laborais.

Duas grandes ações estão programadas para a Semana. Na quarta-feira (10), Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, as atividades serão concentradas nas escolas. Durante o dia, serão medidos os níveis de intensidades dos equipamentos eletrônicos que os alunos estão usando no dia a dia. Os colégios do Recife serão beneficiados com a ação, o Damas e o São Luiz.

Já na sexta-feira (12), a população será beneficiada com uma triagem auditiva, realizada em crianças e adultos; e com o Teste da Orelhinha, em bebês. A intenção dos exames é identificar possíveis alterações auditivas. Os interessados devem se dirigir para Clínica de Fonoaudiologia da Funeso, das 8h às 18h. O telefone para contato é 3493-0745. A Clínica fica localizada na Avenida Getúlio Vargas, Bairro Novo, em Olinda.

O objetivo da campanha é esclarecer os jovens sobre o uso dos tocadores de MP3 ou MP4, que são utilizados por mais de 100 milhões de pessoas no mundo. “Esses equipamentos chegam, facilmente, aos 120 dB, intensidade suficiente para provocar perda auditiva com utilização diária de menos de cinco minutos”, alertou a coordenadora regional da Campanha, Cleide Teixeira. O tema da Semana será os “Os malefícios da poluição sonora dos equipamentos de amplificação sonora individuais usados no dia a dia.”

Uma pesquisa realizada na Inglaterra pela Deafness Research estima que os jovens de hoje fiquem surdos 30 anos mais cedo do que os seus pais. O principal motivo desta previsão desastrosa é o desconhecimento dos efeitos nocivos dos sons intensos, e a música pode ser um deles, para a audição humana.

A Secretaria de Saúde do Trabalhador, por meio do CEREST, fará ações em vários municípios. Já a Secretaria de Educação do Estado visitará 14 escolas profissionalizantes. As escolas também aderiram à campanha. Durante a semana, os fonoaudiólogos realizarão ações no Colégio Santa Emília, Academia Santa Gertrudes, Colégio Imaculado Coração de Maria, Escola Duarte Coelho, em Olinda; e o Colégio Damas, Colégio Reino da Carochinha, Colégio Santa Maria, Escola Madre de Deus, Colégio Agnes, Colégio Apoio, Colégio de Aplicação, Colégio São Luiz, Colégio 1º Passo, Colégio  Motivo, Colégio Atual de Boa Viagem, todos no Recife.

A Universidade Católica de Pernambuco vai fazer uma ação para 250 estudantes do pré-vestibular apoiados pelo Movimento de Educação Popular Integral e Promoção Social “Fé e Alegria.” No interior, as ações vão se concentrar em Petrolina, no Sesi, Ipojuca, Águas Belas e Arcoverde.