Católica abre curso superior tecnológico em Gestão Hospitalar

O curso superior tecnológico em Gestão Hospitalar que a Universidade Católica de Pernambuco está oferecendo no Vestibular 2011 terá como objetivo formar profissionais para atuação na gestão de unidades de saúde, capazes de promover o desenvolvimento de pessoas e de organizações; capacitar recursos humanos para procedimentos gerenciais em saúde; propiciar conhecimentos dos principais métodos em gestão hospitalar, com desenvolvimento e treinamento em técnicas de planejamento, programação, controle e avaliação.

Também pretende propiciar condições para identificar e analisar problemas encontrados no processo de rotina das atividades administrativas; adquirir referências que possibilitam pensar e agir estrategicamente frente aos desafios da gestão de organizações hospitalares; e estabelecer novas metodologias para a definição de estratégia empresarial na gestão hospitalar.

O curso tecnológico em Gestão Hospitalar tem como público-alvo egressos do ensino médio; graduados em outras áreas que tenham interesse na área de gestão e saúde; e pessoas que já atuam na área de saúde e queiram aprimorar sua formação.

A matriz curricular está organizada de modo a corresponder ao desenvolvimento modular e sequencial das possíveis atuações do profissional, conforme demandas do mercado. Nos cinco módulos, as disciplinas estão relacionadas de forma a favorecer reflexões e práticas interdisciplinares. Cada módulo será desenvolvido em um semestre letivo e a conclusão do curso se dará em dois anos e meio.

Está previsto no curso a realização de estágio não obrigatório, ante o efetivo legítimo e procedente interesse do(a) aluno(a) em ampliar sua carga horária em experiência nas atividades profissionais. Essa atividade é supervisionada e opcional para o aluno, ou seja, a sua não realização não implicará exigência e requisito para a integralização da carga horária curricular e respectiva conclusão do curso.

No entanto, o aluno que optar por essa atividade terá o acompanhamento de um professor orientador do curso, bem como da  Coordenação Geral de Estágio da Unicap, ponte entre a Universidade e a Unidade Concedente, e realizará o estágio de acordo com a Lei de Regência, as condições de acompanhamento, controle e avaliação definidas pelo Consepe e pela administração superior da Unicap, bem como no Regulamento de Estágio do Curso, que ficará fazendo parte integrante e inseparável deste projeto.

A estrutura curricular do curso tecnológico em Gestão Hospitalar está formatada em módulos, que possibilitam ao aluno obter certificação intermediária de qualificação. Cada módulo corresponde a uma competência profissional da área de saúde, ampliando, desta forma, as possibilidades de inserção do aluno no mercado de trabalho.

A organização modular do currículo permite, ao final do primeiro módulo, conferência de certificado em Assessor de Gestão em Saúde; nos módulos seguintes, Gestor Financeiro em Saúde, Gestor de Serviços Hospitalares de Apoio e Assessor de Marketing em Saúde. Com a conclusão total do curso, o aluno receberá o diploma de curso superior tecnológico em Gestão Hospitalar.

Mais informações pelo fone 2119.4143.