Ex-aluno da Unicap é aceito em programa de estudos na Nasa

Ex-aluno de Ciência da Computação da Universidade Católica de Pernambuco foi admitido para a próxima turma do Graduate Studies Program 2010 (GSP10) da Singularity University na Califórnia. Carlos Renato Belo Azevedo concluiu o curso da Unicap no segundo semestre de 2008 e hoje faz Mestrado em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco.

A instituição fica localizada no campus Nasa Ames do Vale do Silício e funciona com o apoio de grandes empresas como Google e Nasa. Antes de ser escolhido, Carlos passou por um processo seletivo no ano passado, e foi um dos 80 selecionados dentre as 1.600 inscrições realizadas.

Os alunos terão aulas com personalidades importantes como Vint Cerf, Peter Norvig e Larry Page (CEO do Google), Dan Barry (astronauta aposentado da Nasa), Peter Diamandis (fundador da X PRIZE e empreendedor na área de exploração espacial privada). Até por conta do nível do corpo docente, o curso oferecido não será gratuito.

Carlos Renato vai estudar na Singularity University de 19 de junho a 28 de agosto, com uma condição: conseguir parcerias para financiar o projeto. Por falta de recursos, o aluno foi orientado pela própria universidade americana a procurar patrocínios. “Eles também oferecem bolsas, mas como isso não é uma garantia, me aconselharam a procurar patrocínio de empresas que se interessem pela pesquisa que será desenvolvida lá. Tenho propostas a oferecer para os interessados.”

Durante esse período, os selecionados irão desenvolver projetos (com a possibilidade de financiamento de empresas americanas) relacionados a temas como fome, pobreza, energia e meio ambiente a fim de procurar soluções tecnológicas para um desses problemas e beneficiar, em dez anos, um bilhão de pessoas. “Todo o conceito de singularidade é relativo a mudanças aceleradas que tenham ocorrido nos níveis de conhecimento humano e de tecnologia. A universidade propõe o estudo de como gerenciar essa explosão de conhecimento e de tecnologia. E aplicá-lo para solucionar os grandes desafios da humanidade.”

“A minha expectativa primeira é de conseguir esse patrocínio para depois poder trazer uma contribuição relevante para nossa região em termos de conhecimento e tecnologia. Que eu possa, a partir desse curso, investir em ideias que beneficiem a nossa comunidade”, afirmou Carlos. Duas das propostas que o estudante pretende levar daqui seriam projetos que aumentassem a empregabilidade e diminuíssem a pobreza da região. Além disso, Carlos também planeja a criação de um blog durante o período em que ficará nos Estados Unidos. “Possuo um plano de negócios, que inclui um blog no qual farei posts diários sobre as atividades e experiência de um recifense desenvolvendo projetos na Nasa e orientado por personalidades importantes do Vale do Silício. Também procuro parcerias para que isso se concretize.”

A proposta é de que seja feita uma cobertura jornalística moderna, em português, do dia a dia dos estudantes que estão participando desse programa, direto do campus da Nasa Ames, com textos, entrevistas, transcrições de conversas, fotos e conteúdo multimídia (vídeos e podcasts).

“Ao final das 10 semanas, tenho planos de estender o blog de forma permanente para cobrir temas como ciência e tecnologias emergentes (nanotecnologia, biotecnologia, inteligência artificial, robótica, etc), inovação e empreendedorismo (nas áreas tecnológicas citadas), em uma linguagem clara, precisa e acessível ao grande público no melhor estilo ‘divulgação científica’ ”, completou.

Para que todos os planos se concretizem, Carlos Renato  precisa de parcerias potenciais. Quem estiver interessado pode entrar em contato com ele pelos telefones (81) 97049966 / (81) 30348738, ou ainda, pelo email renatoaz@gmail.com, pelo twitter ou blog pessoal. http://twitter.com/crbazevedo ; http://myplaceonmultiverse.blogspot.com/