Oficina de saúde vocal ensina como cuidar da voz a alunos de teologia

A voz é uma ferramenta humana onde podemos expressar nossos pensamentos e os ideais, além de ajudar na comunicação com melhor facilidade. Para prevenir possíveis problemas com aparelho fonador, as professoras do curso de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Pernambuco, Márcia Rejane e Maria Conceição, promoveram a oficina de Saúde Vocal destinada a alunos de Teologia da Unicap. O encontro aconteceu na tarde desta sexta-feira(15), nas salas 709 e 710 do bloco B da Católica.

Cerca de 15 alunos tiveram a oportunidade de escutar das professoras as melhores formas de prevenção de doenças que podem afetar as pregas vocais e como cuidados simples no cotidiano ajudam na proteção de todo o sistema vocal.

A primeira atividade das docentes foi informar aos alunos sobre a adequação da voz, evitar competitividade com maiores ruidos, sem forçar a garganta e manter a postura ereta. Elas ainda lembraram que sempre é bom não beber café, bebidas gasosas, leite e derivados. “Tanto o leite como seus derivados produz uma espécie de muco na nossa garganta, provocando um material mais espesso o no aparelho vocal dificultando nossa voz, por isso é bom fugir de vez em quando deste tipo de alimentação”, explicou a professora Márcia.

Ainda para proteger a voz, as professoras aconselharam os alunos a mastigar frutas cítricas, pois elas provocam uma limpeza nas pregas vocais. Além disso, sempre é bom levar uma garrafa com água nas vezes que se vai falar em público, e não deixa-lá de lado, no momento de oportunidade, deve se hidratar e assim aliviar todo o sistema fonador, porque há um desgaste natural voz.

Depois de todas as explicações básicas, foi iniciada uma aula de técnicas de aquecimento vocal onde os alunos foram convidados a fazer movimentos com os músculos do pescoço e da boca, com o objetivo de proporcionar um momento de alivio para todos os componentes do aparelho fonador. “O primeiro cuidado que devemos ter é com nossa postura, ela também interfere na nossa voz, em seguida a boa vocalização e exercícios simples que podem ajudar no dia a dia a voz potencializando de melhor forma”, explicou a professora. Ao final do encontro, todos os alunos ganharam garrafas plásticas  para colocar água.