Analista de sistemas da Católica lança livro sobre espiritualidade e internet

O analista de sistemas Valter Luís de Avellar está lançando o livro Internet e espiritualidade: o despertar através das mensagens de e-mail. A obra é resultado de uma pesquisa de três anos, numa dissertação de mestrado na área de Ciências da Religião e aborda o hábito de enviar mensagens de otimismo e espiritualidade pela internet. O autor é um adepto dessa prática. Ele tem cerca de 600 contatos e guarda aproximadamente 2 mil mensagens, entre textos, slides e frases.

O autor tem formação em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação e atualmente cursa especialização em Ensino à Distância. A pesquisa é fruto da união entre sua vivência profissional (é analista de sistemas da Coordenação de Tecnologia da Informação da Católica) e espiritual. Ele realiza atividades na Pastoral da Universidade e há cinco anos participa do Grupo de Estudos Sobre Transdisciplinaridade e Diálogo Entre Cultura e Religiões da Unicap. A partir dessas experiências, ele se interessou por pesquisar assuntos na área de espiritualidade.

Segundo Avellar, há quatro razões principais que levam as pessoas a compartilhar e-mail com pensamentos e mensagens de sentido espiritual. O diálogo inter-religioso é mais proveitoso quando se baseia em ideias desvinculadas de dogmas característicos de determinado grupo. Outra razão seria a sociabilidade em rede, quando as pessoas enviam a parentes e amigos textos que acreditam ser úteis aos destinatários. Através dessas mensagens também é possível transmitir aos contatos algo que se está vivendo no plano interior, numa propagação da fé. A quarta razão seria a busca de um sentido para a vida.

Um das pessoas entrevistadas durante o trabalho costumava enviar mensagens de otimismo aos amigos e com o tempo passou também a convidá-los para atividades voluntárias em creches e asilos. O próprio Luís Avellar reconhece mudanças em sua atitude a partir de algumas mensagens que recebe.

O livro Internet e espiritualidade: o despertar através das mensagens de e-mail é produzido pela editora Calibán em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco. A obra será lançada no Recife e em outras três capitais brasileiras: Belo Horizonte no dia 20, Rio de Janeiro no dia 23, e Curitiba em 21 de novembro. O lançamento no Recife será na Livraria Cultura, no dia 3 de novembro, às 19h. Luís de Avellar também é autor do livro Em busca do logos, que contém pensamentos distribuídos pela internet.